#PraCegoVer: na imagem, existem cinco funcionários de uma empresa sentados em uma mesa de escritório. Quatro estão conversando ao fundo, enquanto que uma funcionária está digitando no notebook que está na sua frente.
Neste módulo, você aprenderá sobre as diferenças e similaridades entre a Imagem Pessoal e Imagem Profissional de cada pessoa.
Isso se justifica, porque é muito relevante que você não só entenda a diferença entre esses dois conceitos, mas também que comece a aplicá-los no seu dia a dia, porque, independente da área em que você atua (ou atuará), a maneira pela qual você se veste, porta-se, anda, enfim, mostra-se para os outros e para o mundo impacta diretamente na sua confiabilidade e credibilidade profissional.
Cada pessoa possui várias combinações que englobam características físicas e emocionais. Além disso, cada pessoa possui preferências adquiridas ao longo da vida que o fazem ser únicos. Essas características e preferências são seus diferenciais, tais como: modo de se vestir, falar, se movimentar e gesticular, quais músicas gosta, qual religião frequenta, o que gosta de comer, beber, ler e fazer em seus momentos de distração. Logo, a maioria dessas informações podem ser percebidas quando vemos e/ou conversamos um pouco mais com esse indivíduo e, isso, é o que nos traz a ideia de imagem pessoal.
Ao caminharmos pelas ruas, você percebe que nos deparamos com várias pessoas diferentes e, muitas vezes, questionamos sobre quem será, onde vive, do que gosta, para onde está indo etc. A primeira tentativa de adivinharmos se dá pela forma que o indivíduo se veste ou se porta, pois, aprendemos que as vestimentas mais formais sugerem atividades de trabalho e estudo, já as vestimentas mais informais se relacionam a um momento de lazer. Porém, é interessante não encararmos esse fato como verdade absoluta, pois, alguns trabalhos não exigem um padrão tão social, o que não significa que possa ser desleixado. Portanto, fique sempre atento!
No mundo existem inúmeras possibilidades de estilos e gostos e, por meio dessas particularidades, podemos aprender e evoluir como seres humanos. Isso não é maravilhoso?
Outra coisa interessante, é a construção da imagem pessoal pouco a pouco, resultando na marca pessoal.
#PracegoVer: Na imagem, existem cinco pessoas sentadas em uma mesa de escritório. Da esquerda para a direita, uma mulher loira está conversando com um homem e uma mulher negra. Ao lado da mulher negra, há uma mulher loira com um papel na mão conversando com um homem de origem asiática.
Quando falamos de marca pessoal, devemos entender que sua importância é fundamental no ambiente profissional, pois, agrega valor frente ao mercado e pode ser traduzido como: reputação, que significa um vínculo de confiança entre pessoas.
Nossa marca pessoal deve ser vista como algo confiável e real, conhecedor, capaz e disponível, além de bem apresentável e, preferencialmente, original. Obviamente, tudo se trata de um processo de desenvolvimento e autoconhecimento, onde cada indivíduo tem seu tempo e caminho de descoberta. Porém, pode ser aprendido e potencializado com as boas práticas do mercado, conhecimento multifacetado agregado, boa postura e muita vontade de se fazer presente perante o mercado, o que não acontece da noite para o dia. Por isso, veremos esse ponto com mais detalhes.
Será que no ambiente profissional podemos ser e fazer tudo o que nós, como indivíduos únicos, gostamos e queremos? Ou temos que aprender a conviver de forma neutra e sadia com os demais indivíduos, criando assim, uma imagem profissional adequada e fortalecendo nossa marca pessoal?
Assista o vídeo que preparamos para você, ele explica essas questões e o que é Imagem Profissional. Acompanhe!
Confira aqui o que foi abordado no vídeo.
Notou o quanto a imagem pessoal auxilia na construção de uma marca pessoal que, por sua vez, influencia diretamente na imagem profissional? No vídeo anterior, você pôde conhecer os 10 mandamentos os quais potencializam a marca pessoal de acordo com Gehringer.
Porém, devemos ressaltar que esse conjunto de saberes não se limitam apenas ao modo de se vestir, mas também como as pessoas se comportam nos diversos ambientes, sobretudo, o profissional.
Só para você ter uma ideia disso, acompanhe o caso abaixo: é a de um homem com uma aparência e roupa totalmente adequadas ao contexto corporativo. No entanto, observe a maneira pela qual ele está se portando:
#PraCegoVer: na imagem, existe um homem com camisa jeans e calça bege apoiado em sua mesa de escritório e olhando para o seu celular com fones de ouvido branco. Ao fundo, existem outros colegas trabalhando.
Ele pode até estar fazendo algo associado a uma demanda, ou compromisso profissional como por exemplo, participando de uma reunião on-line, no entanto, dependendo do contexto corporativo, essa postura pode representar um comportamento negligente quanto às demandas profissionais, isto é, como se ele estivesse “nem aí” para o seu trabalho.
Então devemos ser uma pessoa totalmente padrão no ambiente de trabalho, sem nada de autêntico, quase robótico? Não! De forma alguma. Siga adiante para entender melhor esse equilíbrio, bem como ter atenção ao contexto em que você estiver inserido.
Você estudou acerca da distinção entre imagem pessoal e imagem profissional, além de como a primeira gera a marca pessoal que influencia diretamente na segunda.
Agora, você vai se aprofundar um pouco mais nesse aspecto.
Convidamos você a ouvir o podcast, sobre o equilíbrio entre imagem pessoal e imagem profissional. Ouça abaixo.
Confira aqui o que foi abordado no podcast.
De acordo com o que você ouviu no podcast sobre o equilíbrio entre imagem pessoal e profissional, não basta ter uma boa primeira impressão. É necessário também que exista uma continuidade de ações e comportamentos adequados, os quais vão potencializar a sua imagem e marca pessoal.
Entretanto, um questionamento surge dessa situação: se é preciso ter continuidade de ações e comportamentos adequados, principalmente, no ambiente profissional, como é possível reconhecer as ações e os comportamentos que precisam ser adequados e dar continuidade aos que já são adequados? A resposta para isso está no próximo tópico. Confira!
Para que você tenha total autonomia em seu caminho profissional e pessoal, é preciso ter autoconhecimento e estar sempre alinhado a locais que o favoreçam a desempenhar esses pontos fortes.
Alguns atributos são importantes para o destaque no mercado do trabalho, como por exemplo: empatia, organização, resiliência, foco, inteligência emocional, entre outros. Esses atributos são considerados diferenciais em momentos eliminatórios dos processos seletivos.
Nem sempre exaltar o que já se tem como ponto forte, é o maior diferencial, mas sim, estar disposto a aprender, que é uma atitude de grande humildade e valor. Mas, obviamente os pontos fortes são nossos motivadores e é o que nos fazem ser tão únicos.
Ouça o podcast para se aprofundar no assunto sobre os pontos fortes de uma pessoa!
Confira aqui o que foi abordado no podcast.
De acordo com o podcast, a partir do autoconhecimento, é possível distinguir as habilidades e as competências já desenvolvidas por nós e as que precisamos melhorá-las, fazendo com que sejamos pessoas singulares.
#PracegoVer: na imagem, há uma mulher com uma camisa listrada preta e branca à esquerda fazendo um sinal de reprovação com as duas mãos, junto com as suas expressões faciais. À direita, há uma mulher de vestido preto fazendo um sinal de aprovação com uma mão junto com as suas expressões faciais.
Já que cada indivíduo é único e tem suas particularidades, mas, ao mesmo tempo precisa se adequar ao ambiente profissional em que está inserido, que tal mesclarmos itens e ações pessoais com a melhor apresentação profissional possível? Veja como fazer isso nos próximos tópicos. Vamos lá!
Você estudou sobre a importância e a maneira pela qual é possível identificar os pontos fortes e que precisam melhorar, principalmente, em relação ao contexto profissional. Porém, aliado a isso, existe um outro aspecto relevante e que precisa ser levado em consideração: o vestuário profissional. Por conseguinte, é sobre ele que abordaremos agora.
Quando pensamos em vestuário profissional é importante que as peças sejam de boa qualidade (o que não quer dizer que sejam caras, pois, valor nem sempre tem a ver com qualidade); não muito justas ou folgadas demais, mas, ajustadas ao corpo; em cores neutras ou até coloridas, porém, equilibradas na composição; que não sejam ousadas a ponto de mostrar partes do corpo; que estejam sempre limpas e de preferência sem partes muito amassadas.
Os calçados precisam ser confortáveis e estar limpos. Muitas mulheres optam por saltos, mas não é uma regra, o importante é que seja adequado para a atividade que irá exercer.
Quanto aos acessórios como gravatas, lenços, chapéus, bolsas e joias/bijuterias, o mais importante é que sejam limpos e estejam alinhados com a composição da roupa escolhida. Sendo preferíveis acessórios mais discretos, pois, combinam facilmente com tudo. Porém, é exatamente neste ponto que é possível equilibrar nossa imagem pessoal com a profissional, utilizando itens que tem nossa particularidade, mantendo assim, o equilíbrio.
#PracegoVer: Na imagem à esquerda, um empresário com um terno preto e gravata listrada. Ele está andando com uma mão no bolso e outra ao lado do corpo, sendo que o fundo é branco. Na imagem da direita, há uma empresária em uma sala de reunião com um terno preto e um papel na mão. Setas saindo do homem com as seguintes informações: cabelos cortados e barba feita; camisa social de manga longa; terno clássico (se for necessário); sapato social. Setas saindo da mulher com as seguintes informações: Batom neutro, rímel e sombra discreta; camisa social de cor clara; calça social preta; sapato fechado.
#PracegoVer: Na imagem à esquerda, um empresário com camisa xadrez, calça jeans, barba por fazer e sorrindo. Mais ao fundo há uma mulher com blusa branca de calça jeans rasgada no joelho também está sorrindo. Na imagem à direit, há uma empresária loira com vestido sentada em uma mesa de escritório em frente a um notebook e com um braço apoiado na mesa e o outro segurando o headphone. Setas saindo do homem com as seguintes informações: barba por fazer; camisa xadrez ou estampada; calça jeans; tênis. Setas saindo da mulher com as seguintes informações: maquiagem muito forte; roupas decotadas ou curtas; acessórios grandes; sapatos abertos.
Porém, tudo deve ser avaliado caso a caso visto que muitas empresas têm enfatizado a ideia de liberdade de expressão e com isso não exigindo vestimentas consideradas até então como formais.
Assim, neste tópico, você pôde conhecer alguns princípios básicos relacionados ao vestuário adequado, principalmente em um ambiente corporativo, identificando as roupas apropriadas, os calçados e acessórios.
Todavia, além da vestimenta, é relevante que a sua comunicação verbal interpessoal também seja adequada, necessitando de palavras oportunas e assertivas. Por isso, abordaremos esse tema a seguir.
Conforme vimos, existem uma série de princípios os quais podem ser empregados na vestimenta direcionada ao ambiente profissional. Mas isso não é tudo. É preciso também que a sua comunicação seja adequada e assertiva, pois, a boa escolha das palavras o fará ter destaque, ou pode até lhe "condenar".
Neste mesmo ponto de assertividade, devemos estender o olhar ao nosso tom de voz e linguajares coloquiais, não tão formais, tais como gírias e dialetos locais que aprendemos anteriormente, pois isso também interfere quando estamos como interlocutores da mensagem que queremos transmitir ao nosso receptor, o ouvinte/leitor.
Abaixo listamos alguns pontos que podem facilitar quanto a sua assertividade na comunicação. Vamos conferir?
Devemos estar atentos e tomar os devidos cuidados, sempre pensando que a educação deve ser a prática constante dentro do ambiente pessoal e profissional, ser assertivo neste ponto é ser prudente com suas atitudes, ou com suas palavras.
Abordamos aqui uma série de conceitos e práticas essenciais para a postura e imagem. Começamos pela distinção entre imagem pessoal e profissional. Depois, você conheceu os 10 mandamentos de Gehringer os quais auxiliam no fortalecimento da imagem profissional. Inclusive, aproveitando isso, promovemos a reflexão acerca do equilíbrio entre imagem pessoal e profissional, fato essencial para o ambiente corporativo.
Em seguida, vimos a relevância do autoconhecimento dos pontos fortes que devemos ter, principalmente, cultivando os atributos ligados à empatia, à organização, à resiliência, ao foco e à inteligência emocional.
Por fim, você conheceu também alguns princípios de um vestuário adequado para o contexto profissional, assim como, estratégias para ter uma comunicação interpessoal articulada e assertiva.
Diante disso, no próximo módulo, você conhecerá aspectos relevantes associados à convivência harmônica tanto no contexto do seu trabalho, bem como fora do escritório. Vamos lá?
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