#PraCegoVer: na imagem, existem cinco funcionários de uma empresa sentados em uma mesa de escritório. Quatro estão conversando ao fundo, enquanto que uma funcionária está digitando no notebook que está na sua frente.
Após estudar acerca da postura física e da postura enquanto atitudes não só no ambiente social, mas também no profissional, neste último módulo, você aprenderá o que é cultura organizacional e qual a importância de estar alinhado a ela. Confira!
Toda empresa tem sua cultura organizacional mesmo que não divulgada ou mesmo não sabendo exatamente o que é isso, de forma inconsciente isso já foi predefinido no momento da montagem de plano de negócio dela para que “nascesse”. Ela é a identidade da empresa, assim como nossa imagem profissional, a cultura organizacional é a imagem da empresa para o mercado.
A cultura organizacional é formada por um conjunto de regras, ideologias e valores predefinidos como diretrizes a serem seguidas. Nesse sentido, a empresa pode ser reconhecida por seus diferenciais e ideais, e pode manter seus colaboradores neste comum objetivo: “trabalhar para chegar em determinado patamar, de acordo com suas estratégias”.
Temos como exemplo sobre a cultura em grupo, o que escreveu Schein (2009):
Um padrão de pressupostos básicos compartilhados que o grupo aprendeu ao resolver seus problemas de adaptação externa e integração interna, que funcionou bem o bastante para ser considerado válido e, portanto, para ser ensinado aos novos membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas.
Ou seja, entendemos que a cultura organizacional é uma prática que demonstrou excelência e que deve ser replicada a todos os envolvidos, para uma boa execução de suas atividades e exemplo de convivência. O que não quer dizer que seja imutável, pois, a mudança é inevitável. Conforme evoluímos, os lugares em que estamos inseridos também evoluem e necessitam de adequações, principalmente quanto a questões de tratamento pessoal e inovações tecnológicas.
Essas mudanças são transformadoras, porém, podem ser dolorosas tanto para quem já está inserido em determinada cultura que será alterada, quanto para quem está entrando nesta cultura agora, pois, esse também traz práticas e costumes de outros lugares por onde passou e que podem ser bem diferentes do atual, por isso devemos ser continuamente adaptáveis e abertos a mudanças.
É importante que, quando pensamos em trabalhar em algum lugar, seja ponto primordial o conhecimento mínimo dessa cultura, pois, o ambiente e suas práticas devem ser parecidos com o que acreditamos, senão com o tempo não estaremos mais felizes naquele ambiente, causando sofrimento e descontentamento para o ambiente de trabalho e para nós mesmos.
Outro ponto é salientar a importância que uma cultura organizacional, bem estruturada, tem sobre seus colaboradores, pois, é por meio dela que podem ser analisadas certas posturas indevidas e vícios que carregamos conosco desde nossa casa, ambiente de estudos ou outras empresas por onde já tenhamos passado. Portanto, esteja sempre de acordo com essas políticas internas trazidas pela aplicação da cultura organizacional, estando atento sobre como estas políticas tem que ser minimamente razoáveis para o seu perfil como indivíduo, pois justamente no momento da contratação é que se pode melhor alinhar os objetivos da empresa com os nossos objetivos e valores pessoais.
Uma forma de ilustrar isso, é tendo em mente a grande estrutura que permeia uma empresa, que são basicamente, os subgrupos apresentados abaixo:
Sem esquecermos que cada um desses subgrupos tem seus próprios subgrupos, pois as práticas devem de alguma forma estarem próximas, senão o próprio indivíduo não consegue administrar tamanhas diferenças.
Logo, fica claro a importância da identificação de cada pessoa, com a cultura da empresa em que pretende trabalhar, uma vez que o futuro colaborador deve estar em função dela, a fim de garantir uma convivência equilibrada e um ambiente de trabalho produtivo.
E, para que isso ocorra, é preciso que você entenda os conceitos de missão, visão, valores e estratégia, os quais serão vistos no próximo tópico.
A cultura organizacional é relevante para dar coesão à instituição, gerar uma identidade própria e para garantir que ela seja produtiva e, assim, que se destaque no mercado. Para que isso seja alcançado, os conceitos de missão, visão, valores e estratégia devem ser estabelecidos e compartilhados com todos os funcionários. Sabendo disso, vamos começar pelos três primeiros.
A missão, a visão e os valores de uma empresa devem dizer claramente o que ela faz, para que existem, o que querem oferecer aos seus clientes e ao mundo e como ela faz para alcançar isso de forma íntegra. Esses são os pilares de uma grande organização e que podem, ao longo dos anos, ser alterados, melhorados para acompanhar as novidades trazidas pelo mercado, que sabemos que assim como a gente, mudam constantemente. Vamos entender um pouco melhor:
É a razão, o real motivo da existência da empresa; o porquê ela foi constituída e qual o papel dela no mercado e no mundo.
É o destino desta empresa, onde ela quer chegar e em quanto tempo; qual lugar ela quer ocupar no futuro e como ela enxerga seu desenvolvimento.
São as questões, pautas que ela defende e se apoia para existir e fazer o que faz; são inegociáveis e funcionam como um mantra que deve ser replicado e seguido por todos os colaboradores.
Imagine você ser vegano e trabalhar numa empresa frigorífica. Ou ser contra o uso de tabaco e trabalhar numa empresa de cigarros. Ser contra injustiças, mas vivenciar situações desagradáveis sofridas por alguém, devido sua raça, religião, gênero etc. Esses são alguns exemplos, mas qualquer situação que não esteja de acordo com o que o indivíduo acredita e luta, não fará bem nem para ele, nem para a empresa.
Obviamente é preciso que você tenha em mente de que todos precisamos trabalhar e nem tudo será exatamente como sonhamos. Algumas regras podem realmente não nos agradar. Nesses casos, devemos pesar o quanto isso nos fará bem ou não, antes de aceitar o cargo, bem como o que é possível aceitar dentro dos nossos limites e ideais e o que não é possível.
O mesmo vale para o tipo de estratégia que a empresa assume, se seus prazos e metas são atingíveis, se seu RH cumpre com o que tem que cumprir, se as políticas internas condizem com o mercado, se existe plano de cargos e salários ou não, se existe uma cultura de formação de substituto ou não.
Estes são todos os pontos importantes que devem ser conhecidos pelo indivíduo, e que deve estar devidamente alinhado para a melhor execução de suas atividades.
Até aqui você compreendeu os conceitos de missão (o papel da empresa no mercado), visão (como a empresa enxerga o seu crescimento e desenvolvimento), valores (as pautas que a empresa defende e apoia) e estratégia (a maneira pela qual a empresa cumprirá os seus objetivos e metas), os quais são importantes para se alcançar a cultura organizacional.
Porém, a fim de que isso se viabilize, é necessário que duas atribuições não só sejam compreendidas, mas também que sejam postas em prática. Essas atribuições são a postura do líder e a do liderado, assuntos que abordaremos a seguir.
Para muitos a relação entre líder (chefe) e liderado (empregado) é distante e vazia. Além de até mesmo, muito dolorosa, pois, muitos líderes não exercem seu papel de apoiador e desenvolvedor de equipes, tendo uma imagem pouco profissional quanto a educação no ambiente de trabalho. Além de não ter todas as competências necessárias para liderar de forma sadia, essa relação deve ser forçada a mudar e tem mudado.
Nos dias atuais é muito comum notarmos a liberdade e satisfação entre algumas equipes e seus líderes, o que facilita o alcance das metas e o cumprimento dos prazos e o melhor, sem causar mal-estar no ambiente profissional, pois existe respeito e humildade nesta relação.
A imagem e postura do líder deve ser sempre gentil, o que não quer dizer que ele deve aceitar posturas inadequadas e relevar erros recorrentes. Essa imagem deve ser agradável e confiável, para que o liderado se sinta à vontade de perguntar, dizer que errou, pedir ajuda, contar novidades e/ou trazer novas ideias. Já a imagem e postura do liderado deve seguir os mesmos padrões, mostrando-se sempre aberto a melhorar e evoluir como profissional e, em seu particular também, aceitando os feedbacks de maneira humilde e com disposição a melhorar onde for preciso.
A liderança é o processo que conduz e influência nas ações, comportamentos e na mentalidade dos outros indivíduos a quem lidera, alterando o meio onde opera, ou seja, a liderança tem um grande papel na formação, disseminação e possíveis alterações que visam melhorias contínuas nas políticas internas e consequentemente na cultura organizacional da empresa.
#PraCegoVer: Na imagem, existem sete funcionários de uma empresa em uma sala de reunião. A líder está em pé com os braços cruzados e encarando a câmera, enquanto seus colaboradores estão sentados em suas respectivas cadeiras olhando para ela sorrindo.
Devemos sempre destacar a importância do líder e sua imagem positiva, bem como a imagem do liderado frente a cultura organizacional da empresa onde trabalham, entendemos que além da imagem pessoal ou profissional, existe uma imagem da própria empresa. Percebemos e nos adequamos fazendo parte de nós como indivíduo, o que nos traz maior responsabilidade quando nos expressamos em ambiente público, pois, além da nossa imagem, levamos a imagem de toda a empresa e a qualquer erro que cometamos de forma nada profissional, isso recairá sobre nós, com seus devidos pesos que são impostos pelo mercado.
Neste terceiro módulo, você pôde compreender o conceito de cultura organizacional, isto é, a identidade de uma empresa (como se fosse a imagem profissional de um indivíduo, mas aplicada a uma organização). Essa identidade não é fixa, mas pode mudar com o tempo. Porém, o importante é que todos os funcionários estejam alinhados a ela.
Além disso, você viu também, os conceitos de missão, visão e estratégia, os quais são importantes para se alcançar a cultura organizacional. Ao final, aprendeu sobre a postura adequada que um líder e os liderados devem ter, com o intuito de que a empresa tenha coesão e possa alcançar as metas e os objetivos traçados.
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Você finalizou o curso de Postura e Imagem Profissional. Esperamos que você tenha tido um excelente aprendizado.
Com o conhecimento adquirido, você não só terá um desempenho profissional mais eficaz e produtivo, como também passará a aperfeiçoar as suas habilidades e competências associadas ao convívio humano.
Até a próxima!
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