Módulo 3

Requisições HTTP

No módulo anterior, você viu na prática a maneira pela qual é possível criar, executar e testar os projetos de aplicativo mobile com base na plataforma Android Studio.

Agora, nesse último módulo, você conhecerá os principais protocolos de comunicação e entenderá como carregar os arquivos e conectar o banco de dados SQLite. Posteriormente, você aprenderá de que maneira é publicado um aplicativo no Google Play. Vamos lá!

Carregando arquivos externos

Para o acesso aos arquivos externos da aplicação, é necessário utilizar os protocolos de comunicação capazes de garantir a confiabilidade, integridade, disponibilidade e segurança dos dados transmitidos. Por isso, você utilizará aqui uma Application Programming Interface (API) para fazer uma requisição HTTP segura e retornar com os dados para o aplicativo.

É válido citar que uma API é definida como um conjunto de regras preestabelecidas, as quais fornecem comunicação por meio de protocolos para fins distintos do aplicativo.

#PraCegoVer: Na imagem, existe uma mesa de escritório, sob a qual a um notebook aberto, ao lado esquerdo, há uma mão com um celular ligado, à direita, há uma xícara de café com fones de ouvido abaixo dela. No fundo, há um cacto em um pequeno vaso.

Para maior entendimento quanto aos protocolos de comunicação e ao uso de APIs, apresentamos um exemplo de utilização de API para buscar o CEP e retornar para a aplicação as informações, como o nome do logradouro, o número, o bairro e o próprio CEP. Dessa forma, a API ViaCEP será utilizada.

Vídeo

Assista o próximo vídeo para acompanhar o passo a passo!

Confira aqui o que foi abordado no vídeo.

Após realizado todos os passos apresentados no vídeo, temos nosso projeto testado e funcionando!

Até aqui, você estudou sobre os protocolos de comunicação e o carregamento de arquivos. Nesse sentido, introduzimos o programa API, o qual representa um conjunto de regras e normas voltadas à comunicação para a requisição HTTP.

Somado a isso, você compreendeu, a partir do aplicativo hipotético “BuscaCEPApp”, como ocorre a utilização do API e como empregar as linhas de código voltadas para gerá-la.

Com isso, a parte de serviços e manipulação de dados utilizando protocolos HTTP está finalizada. Agora, você manipulará os dados a partir de um banco de dados nativo do Android Studio, chamado SQLite.

Banco de dados SQLite

Por vezes — quase sempre! — existe a necessidade de armazenarmos informações relevantes para os aplicativos. Diante disso, o Android Studio oferece um suporte nativo para os usuários, chamado SQLite.

Podcast

Para melhor entender do que se trata um SQLite, ouça o podcast a seguir!

Confira aqui o que foi abordado no podcast.


Assim fica mais fácil analisar o conceito e colocá-lo em prática, não é mesmo?

Saiba mais

Para criar, alterar, excluir e consultar o banco de dados SQLite nativo, sugerimos a leitura do artigo Salvar dados usando o SQLite, que traz informações complementares ao seu conhecimento!

Por mais que o banco de dados SQLite seja nativo no Android Studio, é importante conhecer sua estrutura.

A classe SQLite OpenHelper, por exemplo, é a classe principal para a criação e manipulação de dados no aplicativo. Ela é responsável por criar a estrutura necessária no momento em que o aplicativo for iniciado.

Considerando isso, acompanhe a seguir a aplicação desse código:

package br.com.local.sqliteapp;

    import …

    public class SQLDBHelper extends SQLiteOpenHelper {
        private static final String NOME_DO_BANCO = "BDEmpregados";
        private static int VERSAO_DO_BANCO = 1;

    @Requires Api(api = Build.VERSION_CODES.P)
        public SQLDBHelper (@Nullable context context) {
        super(context, NOME_DO_BANCO, VERSAO_DO_BANCO, openParams: null);
    }
    @Override
        public void onCreate(SQLiteDatabase db) {
        //Cria a estrutura do banco de dados
    }
    @Override
        public void onUpgrade (SQLiteDatabase db, int oldVersion, int newVersion) {
        //Atualiza a estrutura do banco de dados
        }
    }

Para exemplificar os processos de criação, alteração, inserção e consulta do banco de dados SQLite no aplicativo, veja o passo a passo abaixo, iniciando com a criação do banco de dados “empregados”, seguindo com a criação do SQLite e finalizando com a criação do banco de dados. Observe com atenção:

public static final String NOME_BANCO_DE_DADOS = "bdEmpregados";

SQLiteDatabase meuBancoDeDados;

meuBancoDeDados = openOrCreateDatabase (NOME_BANCO_DE_DADOS, MODE_PRIVATE, factory: null);

Para inserir os dados no banco de dados, será necessária a criação de uma tabela no aplicativo, conforme aplicado no código abaixo:

private void criarTabelaEmpregado() {
    meuBancoDeDados.execSQLC (
        "CREATE TABLE IF NOT EXISTS funcionarios (" +
        "id integer PRIMARY KEY AUTOINCREMENT," +
        "nome varchar(200) NOT NULL," +
        "departamento varchar(200) NOT NULL,"
        + "dataEntrada datetime NOT NULL," +
        "salario double NOT NULL );"
    );
}

Para realizar consulta, inserção, exclusão e alteração, siga os próximos passos, de acordo com os códigos aplicados a seguir:

Consultando dados da tabela

Cursor cursorEmpregados = meuBancoDeDados.rawQuery(sql: "SELECT * FROM funcionarios", selectionArgs:null);

Inserindo dados na tabela

String insertSQL = "INSERT INTO funcionarios (" +
    "nome, " +
    "departamento, " +
    "dataEntrada," +
    "salario)" +
    "VALUES (?, ?, ?, ?);";
    meuBancoDeDados.execSQL(insertSQL, new String[]{nome Empr, deptoEmpr, dataEntrada, salarioEmpr});
    Toast.makeText(getApplicationContext(), text: "Funcionário adicionado com sucesso!!!",
    Toast.LENGTH_SHORT).show();

Excluindo dados da tabela

String sql = "DELETE FROM funcionarios WHERE id = ?";
meuBancoDeDados.execSQL(sql, new Integer[]{empregados.getId()});

Alterando dados da tabela

String sql = "UPDATE funcionarios SET nome = ?, departamento = ?, salario = ? WHERE id = ?";
    meuBancoDeDados.execSQL (sql,
    new String[]{nome, depto, salario, String.valueOf(empregados.getId())});
    Toast.makeText(mCtx, text: "Empregado alterado com sucesso!!!", Toast.LENGHT_LONG).show();

Desta forma, você conheceu o SQLite, banco de dados nativo do Android Studio e pôde aprender o processo de criação tendo em vista o protocolo HTTP, por meio de um tutorial.

Agora que os dados foram armazenados na aplicação, você adicionará o aplicativo no Google Play Store, a fim de distribuí-lo para a comunidade.

Publicação do aplicativo no Google Play Store

No tópico anterior, você estudou sobre os aspectos relacionados ao banco de dados e a sua relação com o aplicativo mobile. Agora, vamos passar para uma etapa muito relevante associada à visibilidade e exposição ao mercado do app desenvolvido, a publicação no Google Play Store.

O Google Play Store é um portal que o Google oferece para disponibilizar seus aplicativos, a fim de que os usuários com dispositivos Android possam baixá-los. Dessa forma, existem inúmeras vantagens em optar pelo uso do Google Play.

Podcast

Ouça o próximo podcast e conheça alguns desses benefícios.

Confira aqui o que foi abordado no podcast.

Assim, você conheceu um pouco sobre esse portal e as vantagens que ele proporciona: a facilidade de comercializar aplicativos; o alcance de um público-alvo maior; a segurança que a plataforma oferece aos usuários para fazer os downloads dos apps, bem como as suas respectivas atualizações. No entanto, você deve estar se perguntando: “como publicar o aplicativo na plataforma?”. Veja no próximo tópico.

Preparação do aplicativo para upload

Você viu as características principais do portal, bem como suas vantagens. Agora, abordaremos o processo de publicação do app. Para publicar o aplicativo no Google Play, você definirá a versão do aplicativo em um primeiro momento. Assim, conforme a imagem adiante, você precisa selecionar e clicar na opção “build.gradle (Module: BuscaCEPApp.app)” na aba Gradle Scripts.

#PraCegoVer: na figura, temos o print do projeto na área de repositórios para configurar as versões criadas. O destaque vai para a opção “build.gradle (Module: BuscaCEPApp.app)”.

Abaixo, estão listadas as opções disponíveis:

Na próxima imagem, veja como você pode configurar o build gradle.

plugins {
    id 'com.android application’
    }

android {
    compileSdkVersion 30
    buildToolsVersione “30.0.2”

defaultConfig {
    applicationId "br.com. local buscacepapp”
    minSdkVersion 16
    targetSdkVersion 30
    versionCode 1
    versionName "1.0"

    testInstrumentationRunner "androidx. test.runner. AndroidJUnitRunner"
}

Feito isso, para criar o APK do aplicativo para publicação, siga os passos apresentados:

O primeiro é gerar o APK do aplicativo em questão.

#PraCegoVer: na figura, temos um print indicando a área para geração de chave APK. Está selecionada a opção “Build”, seguida da opção “Generate Signed Bundle / APK…”.

Na sequência, escolha o APK e selecione “Next”.

#PraCegoVer: na figura, temos um print da opção “Generate Signed Bundle or APK”, em que devemos selecionar a opção APK. Há três botões acessíveis abaixo, sendo “Next”, “Cancel” e “Help”, um do lado do outro, com o primeiro em destaque.

Depois, inicie a criação da chave de assinatura da APK.

#PraCegoVer: na figura, temos um print da opção “Generate Signed Bundle or APK”, em que temos alguns campos em branco, como “Key store path”. Há quatro botões acessíveis abaixo, sendo “Previous”, “Next”, “Cancel” e “Help”, um do lado do outro, com o segundo em destaque.

Como você ainda não possui a chave, selecione a opção de criar uma nova para poder seguir com o processo adequadamente.

#PraCegoVer: na figura, temos um print da opção “New Key Store”, em que temos alguns campos em branco, como “Key store path”. Há dois botões acessíveis abaixo, sendo “OK” e “Cancel”, um do lado do outro, com o primeiro em destaque.

Indicamos, então, o caminho para salvar o repositório de chaves. O diretório será inserido no local que você julgar necessário e deverá ser fechado com uma senha, que não deverá ser esquecida.

#PraCegoVer: na figura, temos um print da opção “New Key Store”, em que temos alguns campos preenchidos, como “Key store path”, “Password” e “Confirm”.

Após a definição do local da chave, informe a chave que você vai criar. Vale ter muita atenção neste momento, pois a chave criada será utilizada para o lançamento do aplicativo, sendo que o Google Play verificará quando quiser alterar o aplicativo publicado. Por isso, guarde a senha de criação da chave com cuidado. Depois, preencha os campos e selecione “OK”.

#PraCegoVer: na figura, temos um print da opção “New Key Store”, em que temos alguns campos já preenchidos, como “Key store path”, “Password” e “Confirm”. Há dois botões acessíveis abaixo, sendo “OK” e “Cancel”, um do lado do outro, com o primeiro em destaque.

Agora selecione "OK" para adicionar a chave ao projeto.

#PraCegoVer: na figura, temos um print da opção “Generate Signed Bundle or APK”, em que temos alguns campos já preenchidos, como “Key store path”, “Key store password”, “Key alias” e “Key password”. Há quatro botões acessíveis abaixo, sendo “Previous”, “Next”, “Cancel” e “Help”, um do lado do outro, com o segundo em destaque.

Escolha a pasta de destino da APK e o tipo de build. Se o caso foi release, selecione as duas opções de “Signature Versions”. Por fim, selecione o botão “Finish”, conforme a imagem abaixo:

#PraCegoVer: na figura, temos um print da opção “Generate Signed Bundle or APK”, em que temos a opção “Destination Folder”, “Build Variants” (com destaque para “release”) e “Signature Versions”. Há quatro botões acessíveis abaixo, sendo “Previous”, “Finish”, “Cancel” e “Help”, um do lado do outro, com o segundo em destaque.

O projeto irá gerar a APK e informar o local.

#PraCegoVer: na figura, temos um print da mensagem de geração de APK, indicando local.

Selecione “locate”, em que será direcionado ao local de criação.

#PraCegoVer: na figura, temos um print do local de criação.

Assim, o APK está pronto para ser publicado no Google Play Store!

Neste tópico você conheceu os dez passos para a publicação do aplicativo no respectivo portal do Google.

No próximo tópico, você aprenderá sobre o processo seguinte à publicação, ou seja, a distribuição do aplicativo na plataforma.

Distribuição via Google Play

Para publicar aplicativos no Google Play Store, é preciso ter uma conta cadastrada no Google. Além disso, será necessário seguir alguns passos.

Inicialmente, deve-se criar um perfil de desenvolvedor pelo Google Play Console, que é a página inicial de cadastro do perfil de desenvolvedor. Para isso, veja a imagem adiante.

#PraCegoVer: na figura, temos um print do site do Google Play Console, em que aparece o título, seu enunciado e dois botões, sendo um de “FAZER LOGIN” e outro de “SAIBA MAIS”. Para fazer o cadastro, clique na primeira opção.

Depois de acessar o link do cadastro, registre os seus dados, para gerar a sua conta de desenvolvedor, conforme a imagem a seguir:

#PraCegoVer: na figura, temos um print do site do Google Play Console para criação de nova conta de desenvolvedor. Há uma breve explicação e alguns campos em brancos para preenchimento, como nome público do desenvolvedor e número de telefone para contato. No fim, encontramos dois termos que devem ser assinalados.

Leia os termos do contrato. É necessário concordar com o contrato de distribuição do desenvolvedor e pagar uma taxa de registro (US$ 25,00) com cartão de crédito (usando o Google Checkout). Vale lembrar que a taxa é única, ou seja, será preciso pagar somente no momento do cadastro.

#PraCegoVer: na figura, temos um print do site do Google Play Console para pagamento da assinatura. Há o valor de registro e as opções para inclusão de dados de compra. No fim, à direita, encontramos um botão de “Comprar”.

Após seguir os passos, é possível acessar o site do Google Play e publicar o aplicativo no Google Play Console, selecionando “Fazer Login” para acessar. Para preencher os detalhes da ficha do aplicativo, considere as seguintes características:

Desta forma, você conheceu a etapa de divulgação da aplicação mobile, a qual é realizada a partir da criação da conta no Google Play Store.

Com tudo isso pronto, é possível enviar o APK.

Upload do APK

Você enviará agora o APK (Android Package Kit), que se caracteriza como a extensão do arquivo que o sistema operacional Android utiliza na distribuição e instalação. De modo geral, ele contém os elementos necessários para que um aplicativo funcione corretamente no dispositivo do usuário.

Para realizar esse upload, acesse o gerenciador de versão, escolha o tipo de release, testes fechado e aberto, bem como a versão de produção. Assim que as opções forem escolhidas, basta selecionar “Criar Versão”, escolhendo o APK para upload, criado anteriormente, e nomeando a versão.

Após isso, a tela apresentada abaixo aparecerá para você:

#PraCegoVer: na figura, temos um print de nova versão de teste interno, em que encontrarmos as etapas de preparar versão, analisar e lançar. Além disso, existem trechos escritos na tela explicando o processo de upload do APP na plataforma, além de um botão para procurar arquivos.

Depois, classifique o conteúdo, o preço (dependendo da estratégia de monetização) e a disponibilidade por região. Na seção de gerenciamento de versão, selecione “Revisar e Publicar”. Com isso, finalmente o aplicativo estará pronto para os usuários utilizarem!

Saiba mais

Caso precise de mais informações para a publicação de um aplicativo, sugerimos a leitura do artigo Publicar seu App, que também nos traz um passo a passo detalhado. Além disso, para garantir que o aplicativo será lançado sem problemas, não deixe de conferir a Lista de verificação do lançamento!

No primeiro tópico deste módulo, você conheceu a API e o banco de dados específico do Android Studio, o SQLite, entendendo a partir de um tutorial, como iniciar e finalizar a criação dele.

Depois, você estudou sobre as características principais e as vantagens que o portal Google Play Store proporciona. Depois disso, passou a conhecer o passo a passo de como fazer a publicação nesse ambiente.

Por fim, você conheceu a etapa associada à divulgação do aplicativo mobile e o processo de envio do APK (Android Package Kit), ou seja, os elementos necessários para que o app funcione adequadamente.

E-book PDF

Você pode, também, ter na íntegra e sempre a mão o e-book do curso de Desenvolvendo Aplicações Mobile com Android Studio. Selecione o botão Download e confira!

Download

Referências

ANDROID. Material Design, [s. l.], [s. d.]. Disponível em: https://material.io/develop/android. Acesso em: 9 mar. 2021.

ANDROID Studio. Developers, [s. l.], [s. d.]. Disponível em: https://developer.android.com/. Acesso em: 28 fev. 2021.

APLICATIVO híbrido ou nativo? [s. l.], 17 maio 2019. Publicado pelo canal TecnoSpeed TI. 1 vídeo (2 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CMLk0Y-9bUc. Acesso em: 11 maio 2021.

COMO posso habilitar a virtualização (VT) no meu PC? BlueStacks, [s. l.], 11 nov. 2020. Disponível em: https://support.bluestacks.com/hc/pt-br/articles/115003174386-Como-posso-habilitar-a-virtualiza%C3%A7%C3%A3o-VT-no-meu-PC-. Acesso em: 12 maio 2021.

COMPONENTS. Material Design, [s. l.], [s. d.]. Disponível em: https://material.io/components?platform=android. Acesso em: 12 maio 2021.

CONFIGURAR a aceleração de hardware para o Android Emulator. Developers, [s. l.], [s. d.]. Disponível em: https://developer.android.com/studio/ run/emulator-acceleration?hl=pt-br. Acesso em: 14 maio 2021.

CONHEÇA o Android Studio. Developers, [s. l.], [s. d.]. Disponível em: https://developer.android.com/studio/ intro?hl=pt-br. Acesso em: 12 maio 2021.

CORDEIRO, F. Como dominar os Android layouts em 07 passos. AndroidPro, [s. l.], [s. d.]. Disponível em: https://www.androidpro.com.br/blog/ desenvolvimento-android/android-layouts-viewgroups-intro/. Acesso em: 12 maio 2021.

CRIAR e executar o app. Developers, [s. l.], [s. d.]. Disponível em: https://developer.android.com/studio/ run?hl=pt-br. Acesso em: 14 maio 2021.

CRIAR um projeto para Android. Developers, [s. l.], [s. d.]. Disponível em: https://developer.android.com/ training/basics/firstapp/creating-project. Acesso em: 14 maio 2021.

CRIAR uma notificação básica. Developers, [s. l.], [s. d.]. Disponível em: https://developer.android.com/ training/notify-user/build-notification#SimpleNotification. Acesso em: 12 maio 2021.

CRIAR uma nova conta de desenvolvedor. Google Play Console, [s. l.], [s. d.]. Disponível em: https://play.google.com/console/signup. Acesso em: 12 maio 2021.

FREEPIK - VETORES, FOTOS DE ARQUIVO E DOWNLOADS PSD GRÁTIS. [S.l.]. Freepik, 2021. Disponível em: https://br.freepik.com/home. Acesso em: 9 set. 2021.

GOOGLE. Criar e configurar seu app. 2021. Disponível em: https://support.google.com/googleplay/ android-developer/answer/9859152?hl=pt-BR. Acesso em: 28 fev. 2021.

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LISTA de verificação do lançamento. Developers, [s. l.], [s. d.]. Disponível em: https://developer.android.com/ distribute/best-practices/launch/ launch-checklist?hl=pt-br. Acesso em: 12 maio 2021.

O CONCEITO de atividades. Developers, [s. l.], [s. d.]. Disponível em: https://developer.android.com/guide/ components/activities/intro-activities?hl=pt-br#tcoa. Acesso em: 12 maio 2021.

PUBLICAR seu app. Developers, [s. l.], [s. d.]. Disponível em: https://developer.android.com/studio/ publish?hl=pt-br. Acesso em: 12 maio 2021.

QUANT-UX. Disponível em: https://www.quant-ux.com/#/. Acesso em: 9 mar. 2021.

SALVAR dados usando o SQLite. Developers, [s. l.], [s. d.]. Disponível em: https://developer.android.com/ training/data-storage/sqlite?hl=pt-br#java. Acesso em: 12 maio 2021.

VIACEP. Disponível em: https://viacep.com.br/. Acesso em: 28 fev. 2021.

Parabéns!

Você finalizou o curso Desenvolvendo Aplicações Mobile com o Android Studio. Aqui você aprendeu o que é um aplicativo Android, os tipos de layouts existentes, os componentes, as ações, a troca de mensagens, a manipulação de arquivos, a utilização de protocolos HTTP, o banco de dados SQLite e, por fim, colocou o aplicativo no Google Play Store. Vale lembrar que as empresas precisam cada vez mais de profissionais qualificados e que buscam conhecimentos para resolver problemas diversos.

Sempre que precisar, você pode retornar e rever o curso.

Boa sorte em sua jornada. Até a próxima!

Você chegou ao final do curso!

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