No módulo anterior, você viu na prática a maneira pela qual é possível criar, executar e testar os projetos de aplicativo mobile com base na plataforma Android Studio.
Agora, nesse último módulo, você conhecerá os principais protocolos de comunicação e entenderá como carregar os arquivos e conectar o banco de dados SQLite. Posteriormente, você aprenderá de que maneira é publicado um aplicativo no Google Play. Vamos lá!
Para o acesso aos arquivos externos da aplicação, é necessário utilizar os protocolos de comunicação capazes de garantir a confiabilidade, integridade, disponibilidade e segurança dos dados transmitidos. Por isso, você utilizará aqui uma Application Programming Interface (API) para fazer uma requisição HTTP segura e retornar com os dados para o aplicativo.
É válido citar que uma API é definida como um conjunto de regras preestabelecidas, as quais fornecem comunicação por meio de protocolos para fins distintos do aplicativo.
Para maior entendimento quanto aos protocolos de comunicação e ao uso de APIs, apresentamos um exemplo de utilização de API para buscar o CEP e retornar para a aplicação as informações, como o nome do logradouro, o número, o bairro e o próprio CEP. Dessa forma, a API ViaCEP será utilizada.
Assista o próximo vídeo para acompanhar o passo a passo!
Confira aqui o que foi abordado no vídeo.
Após realizado todos os passos apresentados no vídeo, temos nosso projeto testado e funcionando!
Até aqui, você estudou sobre os protocolos de comunicação e o carregamento de arquivos. Nesse sentido, introduzimos o programa API, o qual representa um conjunto de regras e normas voltadas à comunicação para a requisição HTTP.
Somado a isso, você compreendeu, a partir do aplicativo hipotético “BuscaCEPApp”, como ocorre a utilização do API e como empregar as linhas de código voltadas para gerá-la.
Com isso, a parte de serviços e manipulação de dados utilizando protocolos HTTP está finalizada. Agora, você manipulará os dados a partir de um banco de dados nativo do Android Studio, chamado SQLite.
Por vezes — quase sempre! — existe a necessidade de armazenarmos informações relevantes para os aplicativos. Diante disso, o Android Studio oferece um suporte nativo para os usuários, chamado SQLite.
Para melhor entender do que se trata um SQLite, ouça o podcast a seguir!
Confira aqui o que foi abordado no podcast.
Assim fica mais fácil analisar o conceito e colocá-lo em prática, não é mesmo?
Para criar, alterar, excluir e consultar o banco de dados SQLite nativo, sugerimos a leitura do artigo Salvar dados usando o SQLite, que traz informações complementares ao seu conhecimento!
Por mais que o banco de dados SQLite seja nativo no Android Studio, é importante conhecer sua estrutura.
A classe SQLite OpenHelper, por exemplo, é a classe principal para a criação e manipulação de dados no aplicativo. Ela é responsável por criar a estrutura necessária no momento em que o aplicativo for iniciado.
Considerando isso, acompanhe a seguir a aplicação desse código:
package br.com.local.sqliteapp;
import …
public class SQLDBHelper extends SQLiteOpenHelper {
private static final String NOME_DO_BANCO = "BDEmpregados";
private static int VERSAO_DO_BANCO = 1;
@Requires Api(api = Build.VERSION_CODES.P)
public SQLDBHelper (@Nullable context context) {
super(context, NOME_DO_BANCO, VERSAO_DO_BANCO, openParams: null);
}
@Override
public void onCreate(SQLiteDatabase db) {
//Cria a estrutura do banco de dados
}
@Override
public void onUpgrade (SQLiteDatabase db, int oldVersion, int newVersion) {
//Atualiza a estrutura do banco de dados
}
}
Para exemplificar os processos de criação, alteração, inserção e consulta do banco de dados SQLite no aplicativo, veja o passo a passo abaixo, iniciando com a criação do banco de dados “empregados”, seguindo com a criação do SQLite e finalizando com a criação do banco de dados. Observe com atenção:
public static final String NOME_BANCO_DE_DADOS = "bdEmpregados";
SQLiteDatabase meuBancoDeDados;
meuBancoDeDados = openOrCreateDatabase (NOME_BANCO_DE_DADOS, MODE_PRIVATE, factory: null);
Para inserir os dados no banco de dados, será necessária a criação de uma tabela no aplicativo, conforme aplicado no código abaixo:
private void criarTabelaEmpregado() {
meuBancoDeDados.execSQLC (
"CREATE TABLE IF NOT EXISTS funcionarios (" +
"id integer PRIMARY KEY AUTOINCREMENT," +
"nome varchar(200) NOT NULL," +
"departamento varchar(200) NOT NULL,"
+ "dataEntrada datetime NOT NULL," +
"salario double NOT NULL );"
);
}
Para realizar consulta, inserção, exclusão e alteração, siga os próximos passos, de acordo com os códigos aplicados a seguir:
Consultando dados da tabela
Cursor cursorEmpregados = meuBancoDeDados.rawQuery(sql: "SELECT * FROM funcionarios", selectionArgs:null);
Inserindo dados na tabela
String insertSQL = "INSERT INTO funcionarios (" +
"nome, " +
"departamento, " +
"dataEntrada," +
"salario)" +
"VALUES (?, ?, ?, ?);";
meuBancoDeDados.execSQL(insertSQL, new String[]{nome Empr, deptoEmpr, dataEntrada, salarioEmpr});
Toast.makeText(getApplicationContext(), text: "Funcionário adicionado com sucesso!!!",
Toast.LENGTH_SHORT).show();
Excluindo dados da tabela
String sql = "DELETE FROM funcionarios WHERE id = ?";
meuBancoDeDados.execSQL(sql, new Integer[]{empregados.getId()});
Alterando dados da tabela
String sql = "UPDATE funcionarios SET nome = ?, departamento = ?, salario = ? WHERE id = ?";
meuBancoDeDados.execSQL (sql,
new String[]{nome, depto, salario, String.valueOf(empregados.getId())});
Toast.makeText(mCtx, text: "Empregado alterado com sucesso!!!", Toast.LENGHT_LONG).show();
Desta forma, você conheceu o SQLite, banco de dados nativo do Android Studio e pôde aprender o processo de criação tendo em vista o protocolo HTTP, por meio de um tutorial.
Agora que os dados foram armazenados na aplicação, você adicionará o aplicativo no Google Play Store, a fim de distribuí-lo para a comunidade.
No tópico anterior, você estudou sobre os aspectos relacionados ao banco de dados e a sua relação com o aplicativo mobile. Agora, vamos passar para uma etapa muito relevante associada à visibilidade e exposição ao mercado do app desenvolvido, a publicação no Google Play Store.
O Google Play Store é um portal que o Google oferece para disponibilizar seus aplicativos, a fim de que os usuários com dispositivos Android possam baixá-los. Dessa forma, existem inúmeras vantagens em optar pelo uso do Google Play.
Ouça o próximo podcast e conheça alguns desses benefícios.
Confira aqui o que foi abordado no podcast.
Assim, você conheceu um pouco sobre esse portal e as vantagens que ele proporciona: a facilidade de comercializar aplicativos; o alcance de um público-alvo maior; a segurança que a plataforma oferece aos usuários para fazer os downloads dos apps, bem como as suas respectivas atualizações. No entanto, você deve estar se perguntando: “como publicar o aplicativo na plataforma?”. Veja no próximo tópico.
Você viu as características principais do portal, bem como suas vantagens. Agora, abordaremos o processo de publicação do app. Para publicar o aplicativo no Google Play, você definirá a versão do aplicativo em um primeiro momento. Assim, conforme a imagem adiante, você precisa selecionar e clicar na opção “build.gradle (Module: BuscaCEPApp.app)” na aba Gradle Scripts.
Abaixo, estão listadas as opções disponíveis:
Na próxima imagem, veja como você pode configurar o build gradle.
plugins {
id 'com.android application’
}
android {
compileSdkVersion 30
buildToolsVersione “30.0.2”
defaultConfig {
applicationId "br.com. local buscacepapp”
minSdkVersion 16
targetSdkVersion 30
versionCode 1
versionName "1.0"
testInstrumentationRunner "androidx. test.runner. AndroidJUnitRunner"
}
Feito isso, para criar o APK do aplicativo para publicação, siga os passos apresentados:
O primeiro é gerar o APK do aplicativo em questão.
Na sequência, escolha o APK e selecione “Next”.
Depois, inicie a criação da chave de assinatura da APK.
Como você ainda não possui a chave, selecione a opção de criar uma nova para poder seguir com o processo adequadamente.
Indicamos, então, o caminho para salvar o repositório de chaves. O diretório será inserido no local que você julgar necessário e deverá ser fechado com uma senha, que não deverá ser esquecida.
Após a definição do local da chave, informe a chave que você vai criar. Vale ter muita atenção neste momento, pois a chave criada será utilizada para o lançamento do aplicativo, sendo que o Google Play verificará quando quiser alterar o aplicativo publicado. Por isso, guarde a senha de criação da chave com cuidado. Depois, preencha os campos e selecione “OK”.
Agora selecione "OK" para adicionar a chave ao projeto.
Escolha a pasta de destino da APK e o tipo de build. Se o caso foi release, selecione as duas opções de “Signature Versions”. Por fim, selecione o botão “Finish”, conforme a imagem abaixo:
O projeto irá gerar a APK e informar o local.
Selecione “locate”, em que será direcionado ao local de criação.
Assim, o APK está pronto para ser publicado no Google Play Store!
Neste tópico você conheceu os dez passos para a publicação do aplicativo no respectivo portal do Google.
No próximo tópico, você aprenderá sobre o processo seguinte à publicação, ou seja, a distribuição do aplicativo na plataforma.
Para publicar aplicativos no Google Play Store, é preciso ter uma conta cadastrada no Google. Além disso, será necessário seguir alguns passos.
Inicialmente, deve-se criar um perfil de desenvolvedor pelo Google Play Console, que é a página inicial de cadastro do perfil de desenvolvedor. Para isso, veja a imagem adiante.
Depois de acessar o link do cadastro, registre os seus dados, para gerar a sua conta de desenvolvedor, conforme a imagem a seguir:
Leia os termos do contrato. É necessário concordar com o contrato de distribuição do desenvolvedor e pagar uma taxa de registro (US$ 25,00) com cartão de crédito (usando o Google Checkout). Vale lembrar que a taxa é única, ou seja, será preciso pagar somente no momento do cadastro.
Após seguir os passos, é possível acessar o site do Google Play e publicar o aplicativo no Google Play Console, selecionando “Fazer Login” para acessar. Para preencher os detalhes da ficha do aplicativo, considere as seguintes características:
Utilizar palavras-chave que sejam relevantes para descrever o aplicativo.
Imagens e vídeos que tragam informações relevantes e as principais funcionalidades do aplicativo.
Caso o aplicativo seja multi-idiomas.
Tipo de categoria do aplicativo que mais se encaixa.
O e-mail é obrigatório, mas usar outros tipos de contatos para dar suporte ao usuário do aplicativo pode ser interessante.
Determina a segurança das informações do usuário e dá garantia quanto ao uso adequado dessas informações.
Desta forma, você conheceu a etapa de divulgação da aplicação mobile, a qual é realizada a partir da criação da conta no Google Play Store.
Com tudo isso pronto, é possível enviar o APK.
Você enviará agora o APK (Android Package Kit), que se caracteriza como a extensão do arquivo que o sistema operacional Android utiliza na distribuição e instalação. De modo geral, ele contém os elementos necessários para que um aplicativo funcione corretamente no dispositivo do usuário.
Para realizar esse upload, acesse o gerenciador de versão, escolha o tipo de release, testes fechado e aberto, bem como a versão de produção. Assim que as opções forem escolhidas, basta selecionar “Criar Versão”, escolhendo o APK para upload, criado anteriormente, e nomeando a versão.
Após isso, a tela apresentada abaixo aparecerá para você:
Depois, classifique o conteúdo, o preço (dependendo da estratégia de monetização) e a disponibilidade por região. Na seção de gerenciamento de versão, selecione “Revisar e Publicar”. Com isso, finalmente o aplicativo estará pronto para os usuários utilizarem!
Caso precise de mais informações para a publicação de um aplicativo, sugerimos a leitura do artigo Publicar seu App, que também nos traz um passo a passo detalhado. Além disso, para garantir que o aplicativo será lançado sem problemas, não deixe de conferir a Lista de verificação do lançamento!
No primeiro tópico deste módulo, você conheceu a API e o banco de dados específico do Android Studio, o SQLite, entendendo a partir de um tutorial, como iniciar e finalizar a criação dele.
Depois, você estudou sobre as características principais e as vantagens que o portal Google Play Store proporciona. Depois disso, passou a conhecer o passo a passo de como fazer a publicação nesse ambiente.
Por fim, você conheceu a etapa associada à divulgação do aplicativo mobile e o processo de envio do APK (Android Package Kit), ou seja, os elementos necessários para que o app funcione adequadamente.
Você pode, também, ter na íntegra e sempre a mão o e-book do curso de
Desenvolvendo Aplicações Mobile com Android Studio.
Selecione o botão Download e confira!
ANDROID. Material Design, [s. l.], [s. d.]. Disponível em: https://material.io/develop/android. Acesso em: 9 mar. 2021.
ANDROID Studio. Developers, [s. l.], [s. d.]. Disponível em: https://developer.android.com/. Acesso em: 28 fev. 2021.
APLICATIVO híbrido ou nativo? [s. l.], 17 maio 2019. Publicado pelo canal TecnoSpeed TI. 1 vídeo (2 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CMLk0Y-9bUc. Acesso em: 11 maio 2021.
COMO posso habilitar a virtualização (VT) no meu PC? BlueStacks, [s. l.], 11 nov. 2020. Disponível em: https://support.bluestacks.com/hc/pt-br/articles/115003174386-Como-posso-habilitar-a-virtualiza%C3%A7%C3%A3o-VT-no-meu-PC-. Acesso em: 12 maio 2021.
COMPONENTS. Material Design, [s. l.], [s. d.]. Disponível em: https://material.io/components?platform=android. Acesso em: 12 maio 2021.
CONFIGURAR a aceleração de hardware para o Android Emulator. Developers, [s. l.], [s. d.]. Disponível em: https://developer.android.com/studio/ run/emulator-acceleration?hl=pt-br. Acesso em: 14 maio 2021.
CONHEÇA o Android Studio. Developers, [s. l.], [s. d.]. Disponível em: https://developer.android.com/studio/ intro?hl=pt-br. Acesso em: 12 maio 2021.
CORDEIRO, F. Como dominar os Android layouts em 07 passos. AndroidPro, [s. l.], [s. d.]. Disponível em: https://www.androidpro.com.br/blog/ desenvolvimento-android/android-layouts-viewgroups-intro/. Acesso em: 12 maio 2021.
CRIAR e executar o app. Developers, [s. l.], [s. d.]. Disponível em: https://developer.android.com/studio/ run?hl=pt-br. Acesso em: 14 maio 2021.
CRIAR um projeto para Android. Developers, [s. l.], [s. d.]. Disponível em: https://developer.android.com/ training/basics/firstapp/creating-project. Acesso em: 14 maio 2021.
CRIAR uma notificação básica. Developers, [s. l.], [s. d.]. Disponível em: https://developer.android.com/ training/notify-user/build-notification#SimpleNotification. Acesso em: 12 maio 2021.
CRIAR uma nova conta de desenvolvedor. Google Play Console, [s. l.], [s. d.]. Disponível em: https://play.google.com/console/signup. Acesso em: 12 maio 2021.
FREEPIK - VETORES, FOTOS DE ARQUIVO E DOWNLOADS PSD GRÁTIS. [S.l.]. Freepik, 2021. Disponível em: https://br.freepik.com/home. Acesso em: 9 set. 2021.
GOOGLE. Criar e configurar seu app. 2021. Disponível em: https://support.google.com/googleplay/ android-developer/answer/9859152?hl=pt-BR. Acesso em: 28 fev. 2021.
GOOGLE Play Console. Developers, [s. l.], [s. d.]. Disponível em: https://developer.android.com/ distribute/console?hl=pt-br. Acesso em: 12 maio 2021.
LISTA de verificação do lançamento. Developers, [s. l.], [s. d.]. Disponível em: https://developer.android.com/ distribute/best-practices/launch/ launch-checklist?hl=pt-br. Acesso em: 12 maio 2021.
O CONCEITO de atividades. Developers, [s. l.], [s. d.]. Disponível em: https://developer.android.com/guide/ components/activities/intro-activities?hl=pt-br#tcoa. Acesso em: 12 maio 2021.
PUBLICAR seu app. Developers, [s. l.], [s. d.]. Disponível em: https://developer.android.com/studio/ publish?hl=pt-br. Acesso em: 12 maio 2021.
QUANT-UX. Disponível em: https://www.quant-ux.com/#/. Acesso em: 9 mar. 2021.
SALVAR dados usando o SQLite. Developers, [s. l.], [s. d.]. Disponível em: https://developer.android.com/ training/data-storage/sqlite?hl=pt-br#java. Acesso em: 12 maio 2021.
VIACEP. Disponível em: https://viacep.com.br/. Acesso em: 28 fev. 2021.
Você finalizou o curso Desenvolvendo Aplicações Mobile com o Android Studio. Aqui você aprendeu o que é um aplicativo Android, os tipos de layouts existentes, os componentes, as ações, a troca de mensagens, a manipulação de arquivos, a utilização de protocolos HTTP, o banco de dados SQLite e, por fim, colocou o aplicativo no Google Play Store. Vale lembrar que as empresas precisam cada vez mais de profissionais qualificados e que buscam conhecimentos para resolver problemas diversos.
Sempre que precisar, você pode retornar e rever o curso.
Boa sorte em sua jornada. Até a próxima!
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