Módulo 3

Linguagens orientadas a objeto

Conforme você viu no módulo anterior, foi possível entender os quatro pilares da POO. Porém, ainda é necessário aplicar isso às linguagens utilizadas na orientação ao objeto.

Desta forma, neste módulo, você descobrirá algumas linguagens de programação que utilizam o paradigma orientado a objetos, como Java, C# e C++.

Linguagem Java

Você já ouviu falar em programação Java alguma vez na vida? Esse nome é muito conhecido por ter sido escolhido devido a uma ilha da Indonésia, onde há uma produção de café exótico.

#PraCegoVer: na imagem, há a logo da linguagem de programação Java, com um simbolismo de uma xícara de café fumegante. Ao lado direito a escrita Java.

Essa linguagem de programação foi criada nos anos 90, baseada na linguagem C. Ela foi desenvolvida pela empresa Sun Microsystems, que tem James Gosling como seu CEO. Mas atualmente a empresa Oracle comprou a linguagem.

O diferencial da linguagem Java é ser multiplataforma, ou seja, um mesmo programa pode funcionar perfeitamente em Windows, Linux, Android e iOS. Atualmente ela é muito utilizada em desenvolvimento da Internet da Coisas (IoT), aplicações para celular, além de jogos on-line, aplicativos para Android, páginas da Internet, documentos interativos etc.

Observe no código a seguir, um exemplo de uma classe desenvolvida em linguagem Java. Note que esta linguagem faz uso dos pilares da POO. Não se esqueça de selecionar as setas para ver todas as informações.

1. Este exemplo mostra uma classe pública, chamada “exercício”, criada de forma a mostrar na tela os números decrescentes, começando pelo número 4.

2. Perceba que a variável “x” começa valendo 4

3. Dentro da repetição “While”, é solicitado que a cada volta no loop (comando de repetição), seja retirado um número x, e depois este resultado deve ser mostrado na tela System.out.println (x).

#pracegover: É uma figura na qual constam dois quadrados em cor azul que demonstram a programação estruturada e programação Orientada a Objetos, no quadrado da lateral esquerda temos: A informação: Programação Estruturada, temos 5 balões com a palavra procedimentos e uma seta atrelando esses procedimentos a um balão maior chamado dados globais. No quadrado da lateral direita temos: A informação: Programação Orientada a Objetos, de um lado temos dois balões inserido Método e uma seta que atrela esses balões ao balão Dados Objeto;

Neste tópico inicial, você conferiu as características básicas e a breve história da linguagem Java, além de entender que ela consegue atender várias plataformas. Adiante, você continuará estudando sobre ela, sobretudo, em relação às suas vantagens e desvantagens.

Vantagens e desvantagens da linguagem Java

A linguagem Java possui diversas vantagens que tornam a programação muito mais rápida, fácil e eficiente. Vamos conhecê-las:

#PraCegoVer: na imagem, um homem está sendo enquadrado de costas e por cima do seu ombro direito. Em suas mãos, ele segura um smartphone.

Portabilidade: pode ser executada em várias plataformas como Windows, Mac, Linux, Unix, entre outras.

#PraCegoVer: na imagem, existem quatro tablets e quatro smartphones no chão, enquanto uma mulher interage com eles.

Multi-Threaded: suporta multiprocessamentos, ou seja, permite realizar mais de um processo ao mesmo tempo.

#PraCegoVer: na imagem, um joystick está sendo enquadrado sob uma mesa de madeira.

Criação de jogos: quando falamos em desenvolvimento de jogos, Java é a primeira linguagem a ser lembrada, já que ela possui vários recursos que facilitam a produção de inúmeros tipos de jogos.

#PraCegoVer: Na imagem, uma mão está depositando uma moeda em um cofrinho em formato de porco sobre uma mesa de madeira. Ao fundo, há um notebook aberto.

Gratuidade: a linguagem e seus ambientes de desenvolvimento são totalmente gratuitos.

#PraCegoVer: na imagem, duas mãos de um programador estão sendo enquadradas enquanto digitam em um notebook. De modo sobreposta, há imagens de um circuito elétrico e alguns códigos binários.

Utilização: a sua utilização atualmente tem amplitude mundial, sendo aplicada até mesmo em bancos e instituições do governo.

#PraCegoVer: Na imagem, há um cybercafé com vários usuários sentados e digitando em seus respectivos computadores. Ao fundo, há uma vitrine que dá para uma rua arborizada.

Independência: Java é independente de qualquer plataforma, pois ela se conecta em diversas aplicações e sistemas.

Apesar da linguagem Java possuir muitas vantagens, como toda a linguagem, ela também possui algumas desvantagens que vale a pena você conhecer:

Saiba Mais

Gostou da linguagem? Quer saber um pouco mais em um curso para iniciantes?
Aqui na Escola Virtual da Fundação Bradesco disponibilizamos o curso Linguagem de Programação Java – Básico para quem quer começar a programar na linguagem Java. Nele, você aprenderá como preparar o ambiente de programação com todos os recursos necessários, além de saber sobre fluxos de controle, métodos e outros recursos da linguagem.

Até aqui você entendeu tanto as vantagens, quanto as desvantagens da linguagem de programação Java. Contudo, ela não é a única que pode ser usada na POO. A seguir, você aprenderá mais sobre a linguagem C++. Vamos lá?

Linguagem C++

Essa linguagem é muito conhecida e utilizada desde 1990, principalmente no universo acadêmico, devido ao seu grande desempenho!

#PraCegoVer: na imagem, há uma tela escura com um notebook aberto e, no meio, com letras claras, a palavra “C++”.

Ela foi criada no início de 1980, por Bjame Stroustrup, no Bell Laboratories. A C++ possui diversos recursos que embelezam a linguagem C, principalmente trazendo a possibilidade da programação orientada a objetos. Com isso, surge a possibilidade da linguagem poder ser utilizada em grandes projetos com diversos programadores colaborando simultaneamente.

C++ é uma linguagem de programação multiparadigma, onde podemos desenvolver um mesmo programa orientado a objetos (POO) ou procedural (linguagem estruturada).

Ela nada mais é do que um desvio da linguagem C, sendo sua aplicação a principal diferença entre as duas. Selecione os cards abaixo para saber mais.

Aplicação Linguagem C

Utilizada em programas a nível de sistema, que são os responsáveis por operações para gerenciar o próprio computador.

Aplicação Linguagem C++

Utilizada para o desenvolvimento de programas que ajudam a resolver problemas específicos como uma calculadora, um sistema de gerenciamento, jogos etc.

Outra grande diferença entre as linguagens é que a C++ possui um desempenho, que de acordo com especialistas, é inigualável ao desempenho da linguagem C, pois o C++ é uma linguagem leve, por poder ser utilizada em qualquer plataforma e gerenciar a memória manualmente.

Mas, como já vimos anteriormente, toda linguagem também tem suas desvantagens. Vamos conhecer algumas?

Atenção

A primeira coisa que podemos citar como desvantagem é o gerenciamento manual da memória. Contudo, tenha atenção: mesmo que possa ser visto como uma vantagem, ele também pode causar problemas, já que é um processo que não é fácil. Se não for realizado com eficiência, ele pode trazer problemas na aplicação a ser desenvolvida.

Em função disso, é relevante frisar que tal gerenciamento manual pode gerar insegurança, ou seja, tal fato pode fazer com que ela não seja tão segura como as outras linguagens, por exemplo: a Java. A capacidade que a linguagem tem de realizar basicamente tudo, faz com que o risco de algo ilícito ou errado acontecer aumente.

Observe o código a seguir, que apresenta uma classe criada em linguagem C++, com o nome “minha classe”. Note que o Loop For é quem vai ajudar na realização dos cálculos.

#include <iostream>
#include <string>
class Minha Classe
{
      public:
      int ni, n2, n3;
      void Calcular(int);
};
void Minha Classe::Calcular(int x = 1)
{ 
      n1 = 0 ;
      n2 = 1;
      std::cout << n1 << “ “ << n2;
      for (int i = 1; i<= x-2; i++) {
          n3 = n1 + n2;
          std::cout << “ “ « n3;
          n1 = n2;
          n2 = n3;
      }
}

int main()
{
      int numero = 5;
      Minhaclasse objeto;
      objeto.Calcular();
}

Veja que a C++ é uma linguagem de programação que possui suas origens na linguagem C, mas com a facilidade e maior performance da orientação a objeto. Ela é uma das poucas linguagens que podemos programar em POO ou estruturada.

Vamos agora conhecer as diferenças e as semelhanças entre Java e C++.

Diferenças e semelhanças entre Java e C++

Agora que você conheceu ambas as linguagens, que tal ver no que elas se assemelham e se diferem? Confira abaixo:

Saiba Mais

Convidamos você a assistir o vídeo sobre Introdução ao C++, onde conhecerá um pouco mais sobre essa linguagem. Confira!

Neste tópico, você estudou sobre as principais características, bem como as vantagens e desvantagens da linguagem C++, principalmente, voltada à POO. Adiante, veremos uma terceira linguagem: a C#.

Linguagem C#

Ok, mas como se lê este nome? C o quê?

O nome é pronunciado como C Sharp! E a escolha deste nome causou uma grande confusão entre as pessoas, que acreditavam na semelhança do nome com o C++. Porém, está linguagem seria uma atualização do C++, como se fosse um C++++, entendeu?

Mas calma aí, que não é bem esse o caminho!

#PraCegoVer: na imagem, há um homem no centro com a mão na bochecha e com cara de dúvida.

Na verdade, o nome da linguagem foi escolhido, pois o símbolo # é utilizado para se referir ao sustenido, no meio musical. O sustenido indica meio tom acima de uma determinada nota musical. E já que o C# possui uma sintaxe elegante, expressiva e orientada a objetos, foi o nome escolhido pela Microsoft quando foi desenvolvida como parte da plataforma .NET.

A C# foi criada com base na linguagem C++, mas inseriu também alguns percursos de outras linguagens, como a Java e Object Pascal. A C# é uma linguagem multiparadigma e de tipagem (que não realiza conversões automaticamente, não permitindo que um mesmo dado seja tratado como se fosse de outro tipo).

A linguagem C# tem suas raízes em C, C++ e Java, adaptando os melhores recursos de cada linguagem para que seja possível acrescentar novas capacidades próprias.

Como ela foi criada com base em linguagens utilizadas mundialmente e muito bem desenvolvidas, os programadores podem aprender facilmente e de forma agradável.

Pois, apesar da sua sintaxe parecer um pouco complexa, ela é muito simples para pessoas que já são familiarizadas com linguagens C, C++ ou Java.

#PraCegoVer: na imagem, há uma programadora de costas sentada em frente à mesa de escritório e desenvolvendo linhas de programação no computador à sua frente

Além disso, é interessante comentar que essa linguagem foi desenvolvida por um grupo de pessoas que ajudou na criação, destacando-se Anders Hejlsberg, o mesmo que ajudou no desenvolvimento das linguagens Turbo Pascal e Delphi. Por eles não focarem em sua compatibilidade, a linguagem foi desenvolvida do zero, sendo a maioria das classes do framework .NET em C#.

No código abaixo, analise uma classe desenvolvida em C#. Observe que as diferenças no código são poucas, mas a lógica da POO é a mesma, pois temos o objeto “cachorro” e os atributos “nome” e “idade”.

public class Cachorro
{
      public Cachorro(string nome, int idade)
      {
          Nome = nome;
          Idade = idade;
      }
      public string Nome { get; protected set; } =
“Canelinha”;
      public int Idade { get; set; } = 1;
      public void IncrementaIdade() => Idade++;

      public int IdadeDoCachorroEmAnos() => Idade * 7;
}

Desta forma, você viu uma breve introdução voltada à linguagem C#, observando como ela foi criada e desenvolvida. Agora, no próximo tópico, vamos nos aprofundar nela, entendendo as suas principais características.

Características da linguagem C#

A linguagem C# foi desenvolvida em 2000 pela Microsoft e baseada em diversas outras linguagens, entre elas a C++ e a Java. Ela agrupa as principais vantagens dessas duas linguagens, mas suas implementações foram melhoradas e novos recursos surgiram. Com isso, a linguagem se tornou muito interessante para desenvolvedores que desejem mudar para a Microsoft .NET (plataforma única para criação e execução de aplicações e sistemas).

A C# possui uma sintaxe muito simples que se assemelha muito a do Java e do C. Como a linguagem faz o uso do framework .NET, é possível a elaboração de diversas aplicações. Além disso, o ambiente de desenvolvimento gerencia os recursos, permitindo que o desenvolvedor não precise se preocupar com isso. Dessa forma, ele pode apenas se concentrar em seu trabalho principal, que é o desenvolvimento lógico.

Assim, você acompanhou as principais características e singularidades da linguagem C#, sobretudo, no que tange à aplicabilidade dela na programação. Apesar disso, ainda é relevante que você saiba não só as suas vantagens, mas também as desvantagens. Confira a seguir.

Vantagens e desvantagens da linguagem C#

Como em qualquer outra linguagem de programação, a C# possui suas vantagens e desvantagens ao ser escolhida para o desenvolvimento de qualquer programa.

Selecione as setas abaixo para conhecer algumas vantagens que vale a pena serem destacadas:

#PraCegoVer: na imagem, há um notebook aberto com tela azul sobre a mesa. Atrás dele, há uma janela que dá para um jardim.

Compatibilidade total com o Windows: é compatível com o ambiente Windows sem necessitar de nenhum programa ou configuração especial para que seja executada no ambiente. Isso serve tanto para ambientes Web, desktop, além de serem facilmente instalados em rede.

#PraCegoVer: na imagem, dois programadores um do lado do outros vistos de perfil estão digitando em seus respectivos notebooks

Facilidade de se aprender a linguagem: como visto anteriormente, principalmente para quem já tem familiaridade com outras linguagens de POO, é uma das vantagens da C#. Encontrar programadores especializados pelo mundo se torna algo mais fácil e rápido, além dela ser relacionada com a Java, fazendo com que o desenvolvedor possa trabalhar com as duas ao mesmo tempo, agregando valor ao aplicativo a ser desenvolvido.

#PraCegoVer: na imagem, há um símbolo de uma nuvem. Ao fundo, há um circuito elétrico de cor escura.

Compatibilidade com desenvolvimentos para nuvem: (armazenamento de dados fora da máquina, na Internet): a sua segurança, estabilidade e facilidade que proporciona os aplicativos em nuvem, crescem a cada ano. Por isso, atualmente, um desenvolvedor deve estar atualizado quando o assunto é desenvolvimento em nuvem.

#PraCegoVer: na imagem, as mãos de um programador estão sendo enquadradas e vistas de frente em relação à tela, enquanto digita em um teclado. De maneira sobreposta, há uma imagem de um globo terrestre.

Segurança: é uma das principais vantagens do C#. Nessa linguagem não se consegue utilizar uma variável não inicializada, já que isso pode causar estragados em uma aplicação. No C# se isto ocorrer, uma notificação será enviada ao desenvolvedor.

Apesar da linguagem ser muito bem estruturada e utilizada mundialmente, como todas as outras, também possui suas desvantagens, observe-as no recurso abaixo:

#PraCegoVer: na imagem, um telefonista visto sobre o seu ombro esquerdo está sendo enquadrado, enquanto usa um telefone e olha para uma tela de computador sobre a mesa de seu escritório.

Falta de suporte para o .NET: algumas estruturas .NET deixaram de receber suporte pela Windows depois de atualizações do seu sistema operacional.

#PraCegoVer: na imagem, há um notebook aberto e ligado sobre uma mesa de escritório. Ao lado dele, há um mouse.

Suporte somente Windows: aplicativos desenvolvidos na linguagem só funcionam em ambiente Windows. Isso quer dizer que se o servidor que o aplicativo será rodado tiver Linux como sistema operacional, será necessária a instalação do Windows.

#PraCegoVer: na imagem, um processador em um circuito elétrico está sendo enquadrado e visto de cima.

Perdas de espaço de memória: ocorre quando um espaço na memória, que já não é mais utilizado, não é liberado para uma nova locação. Apesar do .NET possuir um recurso chamado coletor de lixo, que realiza o serviço de tentar liberar esse espaço, esse problema ainda traz muita preocupação. Quanto mais uma aplicação cresce, mais espaços perdidos na memória são criados.

#PraCegoVer: na imagem, existem várias linhas de programação com cores claras sobre um fundo preto.

Compilação: Apesar de ser uma vantagem, também pode ser uma desvantagem. Como o código precisa ser compilado a cada nova linha de código criada, o aparecimento de bugs (erros no código desenvolvido) pode ser frequente, se uma pequena modificação no código não for cuidadosamente testada.

Saiba Mais

Gostou da linguagem? Quer saber mais sobre a sua estrutura e funcionalidades em um curso para iniciantes? Aqui na Escola Virtual da Fundação Bradesco disponibilizamos o curso Linguagem de Programação C# - Básico elaborado para quem quer começar a programar nessa linguagem. Confira!

Em virtude da programação orientada a objetos ser mais eficiente para a programação em geral, ela foi rapidamente conhecida e utilizada pelo mundo todo.

Como vimos, são muitas as diferenças entre o modo de programar estruturado e a orientada a objetos, sendo que cada um tem sua utilidade e eficácia. Também conhecemos as diferenças entre cada uma das linguagens e como elas podem ajudar a programar em diferentes projetos.

Na orientação a objetos, alguns pilares devem ser conhecidos a fundo para que você consiga fazer o uso de suas ferramentas com eficiência. Por isso, você conheceu os principais que são: Encapsulamento, Abstração, Polimorfismo e Herança.

Lorem ipsum dolor sit amet

#praCegover: uma imagem com quatro círculos onde contém os seguintes
dizeres: encapsulamento, abstração, polimorfismo e herança.

Já que o paradigma de programação orientada a objetos se tornou o mais utilizado, muitas linguagens que fazem o uso desse modo de programar apareceram no mercado, como: a Java, a C#, a C ++ entre outras.

E-book PDF

Você pode, também, ter na íntegra e sempre a mão o e-book do curso de Introdução à Programação Orientada a Objetos (POO). Selecione o botão Download e confira!

Download

Referências

AGUIAR, Luiz Jayones. Programação em C++: Algoritmos, estruturas de dados e objetos. 2. ed. Porto Alegre: McGraw-Hill Interamericana do Brasil Ltda., 2008. BR.CCM.NET. POO – Herança. 16 dez. 2020. Disponível em: lLINK https://br.ccm.net/contents/414-poo-heranca . Acesso em: 23 mar. 2021.

BOZ JUNIOR, Geraldo. Fluxogramas e programação estruturada. 2015. (9m11s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kcic0UK-MMY . Acesso em: 14 jan. 2021.

CANAL TI. O que é programação orientada a objetos. 2018, (3m24s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ojEHf3q7akE. Acesso em: 18 fev. 2021.

CFB CURSO. Curso de C++ #01 - Introdução ao Curso, 2015, (16m51s). Disponível em: https://youtu.be/nuqkr-ey86y. Acesso em: 19 jan. 2021.

CURSO EM VÍDEO. Curso POO Teoria #06a - Pilares da POO: encapsulamento. YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1wYRGFXpVlg. Acesso em: 15 jan. 2021.

DEITEL, H.M. C# Como programar: Net e Web services. São Paulo: Person, 2003.

DEITEL, Paul. Java: como programar. 10. ed. São Paulo: Pearson, 2017. 935 p.

ESTUDO NA WEB. Entenda o Conceito Polimorfismo | #5. 2015. (6m44s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DfzAPafCgNY. Acesso em: 22 mar. 2021.

FELIX, Rafael. Programação Orientada a Objeto. 1. ed. São Paulo: Person, 2016. 179 p. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/ Publicacao/128217. Acesso em: 21 jan. 2021.

FERREIRA, Kevin. Herança, Polimorfismo e Encapsulamento. 28 jan. 2015. Disponível em: https://medium.com/@kelvinferreira/ heran%C3%A7a-polimorfismo-e-encapsulamento-c-te-ajudando-a-colocar-a-teoria-na-pr%C3%A1tica-com-3d5d7be226d. Acesso em: 23 mar. 2021.

FREEPIK. Recursos gráficos para todos. Freepik, 2021. Disponível em: https://br.freepik.com/. Acesso em: 21 de out. de 2021.

FUNDAÇÃO BRADESCO. Curso Linguagem de Programação Java – Básico. Disponível em: https://www.ev.org.br/cursos/linguagem-de-programacao-java-basico. Acesso em: 17 jan. 2021.

FUNDAÇÃO BRADESCO. Curso Linguagem de Programação C# - Básico. Disponível em: https://www.ev.org.br/cursos/linguagem-de-programacao-c-basico. Acesso em: 17 jan. 2021.

HERINQUE, Carlos. Aula de Java 032 - abstract, classes abstratas, 2013, (5m47s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=M-08A2_Ep4E. Acesso em: 23 de mar. 2020.

INFOESCOLA. Disco Rígido. Disponível em: https://www.infoescola.com/informatica/ disco-rigido/. Acesso em: 23 mar. 2021.

I.ZST.COM.BR. Memória RAM. Disponível em: https://i.zst.com.br/images/os-8-melhores-processadores-intel-em-2019-photo760663649-44-17-13.jpg. Acesso em: 23 mar. 2021.

LEITE, Thiago e Carvalho. Orientação a Objetos: aprenda seus conceitos e suas aplicabilidades de forma efetiva. São Paulo: Casa do código. 2016.

MACHADO, Rodrigo Prestes. Desenvolvimento de Software III: Programação de Sistemas Web Orientado a Objeto. 3. ed. São Paulo: Bookman, 2016.

MACORATTI, J. P. C# - Recursos da Linguagem que você deveria conhecer. Macoratti, 2019. Disponível em: www.macoratti.net/18/08/c_recurs1.htm.

MARIANO JUNIOR. Abstração e Encapsulamento - Orientação a Objetos. YouTube, 25 jan. 2017. (3m24s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=X5UkVuJ5np8. Acesso em: 16 jan. 2021.

MORETTO, Luiz Augusto. Programação Orientada a Objetos: Classes Abstratas. Mar. 2018. Disponível em: https://morettic.com.br/wp2/poo/poo-classes-abstratas/. Acesso em: 23 mar. 2021.

PEXELS. As melhores banco de imagens gratis e vídeos gratuitos compartilhados por criadores talentosos. Pexels, 2021. Disponível em: https://www.pexels.com/pt-br/. Acesso em: 21 de out. de 2021.

PORTARI, Sergio. Aula introdução a POO. Disponível em: http://www.sergioportari.com.br/wp-content/uploads/2017/08/Aula01-Introducao-a-POO.pdf. Acesso em: 23 mar. 2021.

RUIZ, Evandro Eduardo Seron. Herança. Universidade de São Paulo, 2008. Disponível em: https://dcm.ffclrp.usp.br/~evandro/ ibm1030/constru/heranca.html. Acesso em: 15 jan. 2021.

SINTES, Anthony. Aprenda Programação Orientada a Objetos em 21 dias. 1. ed. São Paulo: Pearson, 2002.

SLIDESHARE.NET. Métodos. Disponível em: https://pt.slideshare.net/. Acesso em: 23 mar. 2021.

SHUTTERSTOCK. Transforme ideias em conquistas. ShutterStock, 2021. Disponível em: https://www.shutterstock.com/pt/. Acesso em: 21 de out. de 2021.

TECHTUDO. Memória ROM. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/ noticia/2015/10/conheca-os-tipos-de-memoria-rom-e-escolha-o-ideal-para-voce.html. Acesso em: 23 mar. 2021.

VIEIRA, Marcos Alves. PHP Orientado a Objetos- Programação Estruturada vs Orientação a Objetos. 2020, (2m18s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MsYRGp7oWTM. Acesso em 16 jan 2021.

WIKIPÉDIA. Placa mãe. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Placa-m%C3%A3e. Acesso em: 23 mar. 2021.

ZOOM. Processador. Disponível em: https://www.zoom.com.br/processador/ deumzoom/melhor-processador-intel. Acesso em: 23 mar. 2021.

Parabéns!

Você chegou ao final do curso de Introdução à Programação a Objetos. Esperamos que ele tenha proporcionado novos conhecimentos.

Como você viu, essa programação é muito eficiente e, em função disso, é muito utilizada no mundo todo. É importante uma compreensão adequada dos conceitos e dos pilares dessa programação, bem como das vantagens e desvantagens das linguagens utilizadas nela, pois isso garante o uso eficiente das ferramentas ofertadas por ela.

Sempre que precisar, você pode retornar e rever o curso.

Até a próxima!

Você chegou ao final do curso!

Para sair do curso no computador, feche esta janela, clicando no "X" no seu navegador.
Veja o exemplo na imagem abaixo:

Para sair do curso, feche a janela do seu navegador, clicando no botão Fechar, localizado no canto superior direito da janela.

Se você estiver usando o computador, feche esta janela, clicando no "X" no seu navegador.
Veja o exemplo na imagem abaixo:

Para sair do curso, feche a janela do seu navegador, clicando no botão Fechar, localizado no canto superior direito da janela.

Se estiver usando o App, use o botão Voltar, localizado no canto superior esquerdo da tela.
Veja o exemplo na imagem abaixo:

Para sair do curso no App, toque no botão Voltar, localizado no canto superior esquerdo da tela.