Quando conversamos com alguém, é comum gesticular, usar nossa expressão facial e também fazer pausas e diferentes tons de voz. Tudo para dar ênfase ao que estamos dizendo!
Reproduzir a comunicação oral na escrita é um grande desafio, mas para isso você conta com os sinais de pontuação. Vamos a eles:
Neste módulo, você conhece as principais regras de pontuação e compreende o quanto esses sinais influenciam na compreensão de uma mensagem.
Antes, no entanto, vamos falar de um formato de comunicação que está bem difundido, mas que foge totalmente à norma culta. Você provavelmente deve saber do que estamos falando!
Eh ixu MMOOOOOOOO!!!!! KKKKK ;-) Xoxo <3
A mensagem anterior faz algum sentido para você? Se fizer, é porque você já se habituou à facilidade que existe, hoje em dia, de se reproduzir na escrita a agilidade e a liberdade da fala.
Esse formato de comunicação foi inventado pelas novas gerações, que criaram uma diferente forma de escrever por conta da internet.
Chamada de internetês, essa linguagem com regras particulares está bem disseminada, mas fique atento: o ideal é usá-la apenas em conversas informais, como nas redes sociais e em mensagens instantâneas (SMS).
Afinal, é bom saber separar as coisas e escolher a linguagem mais adequada para cada situação. Em redações da escola ou faculdade, assim como no ambiente de trabalho, você deve usar a norma culta da nossa língua.
É fundamental conhecer as regras de pontuação, assim você aprimora suas habilidades de leitura e escrita e ainda reconhece os efeitos de sentido que elas provocam.
Descubra qual a função de cada sinal de pontuação.
A sintaxe nada mais é do que a análise da combinação de palavras e expressões nos períodos e orações. Acompanhe a seguir a definição de cada termo necessário para essas composições.
Na língua portuguesa, todo enunciado que estabelece uma comunicação é chamado de frase. Quando a frase tem verbo, é conhecida como oração. O período é um enunciado formado por uma ou mais orações.
Você apareceu de repente.
Você apareceu de repente e me assustou!
É a palavra ou ser sobre o qual se declara alguma coisa. O núcleo do sujeito é a palavra mais importante dentro do sujeito.
Meu irmão caçula e eu
SUJEITO
NÚCLEO: irmão/eu
somos muito parecidos.
O QUE SE DECLARA DO SUJEITO
O sujeito sempre concorda com o verbo da oração e é um dos responsáveis pela concordância verbal. Normalmente, apresenta como núcleo um substantivo, um pronome ou uma palavra substantivada.
A paciência é a mãe de todas as virtudes.
A irritação e o mau humor deram lugar a uma alegria expansiva.
(Nós) Fizemos de tudo para salvá-lo. Marcos confirmou que há dois anos (Marcos) se formou em Tecnologia.
Já me falaram de você.
Vive-se bem nesta idade.
É tudo aquilo que se declara do sujeito (uma ação ou qualidade).
Meu irmão caçula e eu
SUJEITO
NÚCLEO: irmão/eu
somos muito parecidos.
O QUE SE DECLARA DO SUJEITO = PREDICADO
O predicado sempre apresenta um verbo, que está em concordância com o sujeito.
Indica um estado ou uma qualidade do sujeito. Seu núcleo é um predicativo do sujeito, que se relaciona ao sujeito por meio de um verbo de ligação (ser, estar, parecer, permanecer, ficar, continuar, tornar-se).
Matilde é osso duro de roer!
Serve para atribuir característica, atitude ou estado ao sujeito. Geralmente é formado por adjetivos ou locuções adjetivas, substantivos ou expressões substantivadas, pronomes e numerais.
Eugênio parecia nervoso durante a apresentação.
Indica uma ação do sujeito. Seu núcleo é um verbo significativo, que pode ou não precisar de complemento verbal (objeto). Transitividade verbal é a necessidade de complemento que alguns verbos apresentam.
Há três classificações:
Verbos que possuem sentido completo – Verbo Intransitivo (VI). Ou seja, são aqueles que, sozinhos, são capazes de oferecer uma informação completa.
A encomenda chegou.
Verbos que possuem sentido incompleto, ou seja, necessitam de um complemento. Podem ser: Verbo Transitivo Direto (VTD), Verbo Transitivo Indireto (VTI), Verbo Transitivo Direto e Indireto (VTDI).
Também chamados de objetos, eles completam o sentido de verbos transitivos. Eles podem ser representados por substantivo, pronome substantivo, numeral, palavra ou expressão substantivada.
Objeto direto (OD): completa o sentido de um verbo transitivo direto (VTD). Liga-se diretamente a ele sem precisar de uma preposição.
Domingo vou batizar meu primeiro filho.
Objeto indireto (OI): completa o sentido de um verbo transitivo indireto (VTI). Liga-se indiretamente a ele, isto é, por meio de uma preposição.
Seus pais precisam muito de sua ajuda.
Apresenta dois núcleos: um verbo significativo e um predicativo (do sujeito ou do objeto).
A humanidade caminha apressada.
É o termo da oração que complementa a significação de um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio), sempre com o auxílio de preposição. Ele pode ter como núcleo um substantivo, uma palavra substantivada, um pronome ou um numeral.
Tenho confiança
SUBSTANTIVO
em você.
COMPLEMENTO NOMINAL
Estava aflito
ADJETIVO
por tal resultado.
COMPLEMENTO NOMINAL
É a palavra que se junta (com ou sem preposição) ao nome, atribuindo-lhe características, qualidades ou mesmo delimitando o seu significado. Está entre os termos acessórios da oração por ser dispensável, isto é, não é fundamental para o entendimento do enunciado. Contudo, insere informação nova, relacionando-se com um nome — o substantivo.
Estevão está na sala de espera folheando umas velhas revistas.
Artigos (definido e indefinido):
Foi quebrado o gelo.
Adjetivos:
Ela me pediu para comprar maçã verde.
Numerais:
Estou entrando para o meu primeiro emprego.
Locuções adjetivas:
O garoto abriu a maior boca do mundo.
Pronomes adjetivos (possessivo, demonstrativo, relativo, indefinido e interrogativo):
O meu nome é Mário.
É o termo que indica em que circunstância se dá a ação verbal. Pode ser representado por um advérbio, por uma locução adverbial ou, nos períodos compostos, por uma oração inteira, chamada de oração adverbial.
A moça chorava porque estava alegre.
Saiu sem destino, às pressas.
Na viagem, levou consigo o livro.
Há nessa noite a estreia de um filme nacional.
Talvez eu faça esse curso.
Sim, eles virão.
Ele fala pouco nas reuniões.
Não vá, pode ser perigoso.
Moro num país tropical.
Preparou-se para fazer a prova. (oração adverbial)
É o termo da oração que tem a função de esclarecer, identificar ou explicar um termo anterior. Por ser um termo acessório, é apenas uma informação complementar, por isso, se retirado da oração, não torna seu sentido incompleto.
Numa oração, o aposto pode explicar, enumerar ou resumir um termo anterior.
Luis Fernando Veríssimo, autor da crônica "O gigolô das palavras", nasceu em Porto Alegre.
É um termo da oração que utilizamos para chamar alguém. O vocativo também é um termo acessório. É considerado, gramaticalmente, um termo independente da oração, isto é, não faz parte do sujeito, nem do predicado.
Moço, onde fica a Rua da Estação?
A vida, meu caro, deve ser vivida honestamente.
Como você deve ter percebido, não falamos da vírgula até agora. Isso aconteceu porque ela é o sinal com maior variedade de uso e também aquele que as pessoas têm mais dificuldade de empregar.
Antes de conhecer suas regras de uso, é importante saber:
O jogo foi um espetáculo ontem.
Eu comprarei os ingressos para nós na quinta-feira.
Ontem, foi um espetáculo, o jogo.
Os ingressos para nós, eu comprarei na quinta feira.
Para facilitar o estudo da vírgula, aqui você encontra as regras agrupadas nos principais casos de uso:
- A vírgula não pode separar o sujeito do verbo, mesmo quando o sujeito é uma oração.
Eu, vou começar um curso novo.
O consultório daquele renomado cirurgião plástico, foi fechado pela polícia.
Eu vou começar um curso novo.
O consultório daquele renomado cirurgião plástico foi fechado pela polícia.
- A vírgula não pode separar o verbo de seus complementos, mesmo quando o complemento do verbo é uma oração.
Foi, uma festa maravilhosa.
Ele avisou, que não vai voltar hoje.
Foi uma festa maravilhosa.
Ele avisou que não vai voltar hoje.
- A vírgula deve marcar inversões na ordem direta.
Você trouxe o documento de identidade?
Escutei uns barulhos estranhos ontem à noite.
O documento de identidade, você trouxe?
Ontem à noite, escutei uns barulhos estranhos.
- Deve marcar interrupções na sequência da frase, com o intuito de fazer explicações, retificações, ressalvas, continuações, aposições, vocativos e conclusões.
O importante, insistiam os pais, era a segurança da escola.
Você pode manter seu corpo sempre hidratado, por exemplo, bebendo bastante líquido.
O Museu da Língua Portuguesa está localizado no centenário prédio da Estação da Luz em São Paulo, cidade com o maior número de pessoas que falam português no mundo.
Ai, meu Deus, o que está acontecendo?
Em algumas situações, o travessão, a vírgula e os parênteses podem ter a mesma função. Isso depende do estilo que se quer dar ao texto. Exemplos:
O Aedes Aegypti – mosquito transmissor da dengue – está sendo combatido de todas as formas.
O Aedes Aegypti (mosquito transmissor da dengue) está sendo combatido de todas as formas.
O Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, está sendo combatido de todas as formas.
- Deve marcar a omissão do verbo (elipse):
Eu fui de ônibus e ela, de avião.
[Eu fui de ônibus e ela (foi) de avião.]
- Deve separar uma sequência de palavras, termos ou orações.
Se você gritasse,
se você gemesse,
se você tocasse
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse
(...)
(ANDRADE, Carlos Drummond de. "José". In: Poesia Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002. p. 106.)
- Deve separar o nome do lugar, nas datas.
São Bento do Sapucaí, 25 de março de 1999.
A vírgula pode ser usada para dar ênfase ao valor de uma palavra, especialmente um advérbio, em qualquer posição na frase. Ou seja, quando o adjunto adverbial é formado por uma só palavra (advérbio), ele pode permanecer em qualquer posição na frase, sendo opcional colocar a vírgula para realçá-lo.
Supermercados de SP param hoje de distribuir sacolas descartáveis; veja opções.
(UOL. Últimas notícias - Economia, 04/04/12 – 06h00. São Paulo. Acesse.)
Supermercados de SP param, hoje, de distribuir sacolas descartáveis.
1) Escolha a opção que contém a ordem correta dos sinais de pontuação das lacunas a seguir:
Maria_antes do banho_sua_Mãe_diz ela_traga a toalha_
Responder
Parabéns, você acertou! Próxima
Que pena, você não acertou. A opção certa é a C. Próxima
Você precisa selecionar uma opção.
Que pena, você não acertou. A opção certa é a C. Próxima
Um fazendeiro tinha um bezerro e a mãe__Do fazendeiro__era também o pai do bezerro__
Responder
Parabéns, você acertou! Próxima
Que pena, você não acertou. A opção certa é a B. Próxima
Você precisa selecionar uma opção.
Que pena, você não acertou. A opção certa é a B. Próxima
Enquanto o padre pasta o burro__reza__
Responder
Parabéns, você acertou!
Que pena, você não acertou. A opção certa é a A.
Você precisa selecionar uma opção.
Que pena, você não acertou. A opção certa é a A.
1/x
2) Um homem escreveu um testamento sem pontuação. Os interessados na herança inseriram os sinais de forma que fossem favorecidos. Identifique a pessoa beneficiada em cada frase, de acordo com a pontuação.
A. Alfaiate B. Irmã C. Sobrinho
Parabéns, você acertou!
Que pena, você não acertou todas. As opções certas são: 1C, 2A, 3B.
Você precisa selecionar uma opção para cada frase.
Que pena, você não acertou. As opções certas são: 1C, 2A, 3B.