Linguagem Falada x Escrita

Pontuar é preciso

Quando conversamos com alguém, é comum gesticular, usar nossa expressão facial e também fazer pausas e diferentes tons de voz. Tudo para dar ênfase ao que estamos dizendo!

Reproduzir a comunicação oral na escrita é um grande desafio, mas para isso você conta com os sinais de pontuação. Vamos a eles:

Neste módulo, você conhece as principais regras de pontuação e compreende o quanto esses sinais influenciam na compreensão de uma mensagem.

Antes, no entanto, vamos falar de um formato de comunicação que está bem difundido, mas que foge totalmente à norma culta. Você provavelmente deve saber do que estamos falando!

O internetês

Eh ixu MMOOOOOOOO!!!!! KKKKK ;-) Xoxo <3

Regras de pontuação

É fundamental conhecer as regras de pontuação, assim você aprimora suas habilidades de leitura e escrita e ainda reconhece os efeitos de sentido que elas provocam.

Descubra qual a função de cada sinal de pontuação.

Entenda a sintaxe

A sintaxe nada mais é do que a análise da combinação de palavras e expressões nos períodos e orações. Acompanhe a seguir a definição de cada termo necessário para essas composições.

Termos essenciais e integrantes

  • Na língua portuguesa, todo enunciado que estabelece uma comunicação é chamado de frase. Quando a frase tem verbo, é conhecida como oração. O período é um enunciado formado por uma ou mais orações.

    • Período simples

      Neste caso, o enunciado possui apenas um período, ou seja, uma única oração.

      Você apareceu de repente.

    • Período composto

      Aqui, o enunciado possui duas ou mais orações.

      Você apareceu de repente e me assustou!

  • É a palavra ou ser sobre o qual se declara alguma coisa. O núcleo do sujeito é a palavra mais importante dentro do sujeito.

    Meu irmão caçula e eu
    SUJEITO
    NÚCLEO: irmão/eu

    somos muito parecidos.
    O QUE SE DECLARA DO SUJEITO

    O sujeito sempre concorda com o verbo da oração e é um dos responsáveis pela concordância verbal. Normalmente, apresenta como núcleo um substantivo, um pronome ou uma palavra substantivada.


    Tipos de sujeito

    • Simples

      Possui apenas um núcleo.

      A paciência é a mãe de todas as virtudes.

    • Composto

      Pode ter dois ou mais núcleos.

      A irritação e o mau humor deram lugar a uma alegria expansiva.

    • Oculto ou desinencial

      Não está na oração, mas é possível reconhecê-lo pela terminação do verbo (desinência), ou em orações anteriores quando o período é composto.

      (Nós) Fizemos de tudo para salvá-lo. Marcos confirmou que há dois anos (Marcos) se formou em Tecnologia.

    • Sujeito indeterminado

      Não é possível identificá-lo nem pela terminação do verbo.

      Já me falaram de você.
      Vive-se bem nesta idade.

    • Sujeito inexistente

      Neste caso, a oração não possui sujeito. O que interessa aqui é a declaração e não o ser ou a palavra sobre a qual se faz essa declaração. Esse tipo de oração é formada por verbos impessoais na 3ª pessoa do singular.
  • É tudo aquilo que se declara do sujeito (uma ação ou qualidade).

    Meu irmão caçula e eu
    SUJEITO
    NÚCLEO: irmão/eu

    somos muito parecidos.
    O QUE SE DECLARA DO SUJEITO = PREDICADO

    O predicado sempre apresenta um verbo, que está em concordância com o sujeito.


    Tipos de predicado

    • Nominal

      Indica um estado ou uma qualidade do sujeito. Seu núcleo é um predicativo do sujeito, que se relaciona ao sujeito por meio de um verbo de ligação (ser, estar, parecer, permanecer, ficar, continuar, tornar-se).

      Matilde é osso duro de roer!

      Predicativo do sujeito

      Serve para atribuir característica, atitude ou estado ao sujeito. Geralmente é formado por adjetivos ou locuções adjetivas, substantivos ou expressões substantivadas, pronomes e numerais.

      Eugênio parecia nervoso durante a apresentação.

    • Verbal

      Indica uma ação do sujeito. Seu núcleo é um verbo significativo, que pode ou não precisar de complemento verbal (objeto). Transitividade verbal é a necessidade de complemento que alguns verbos apresentam.


      Verbos significativos

      Há três classificações:


      Verbos que possuem sentido completo – Verbo Intransitivo (VI). Ou seja, são aqueles que, sozinhos, são capazes de oferecer uma informação completa.

      A encomenda chegou.

      Verbos que possuem sentido incompleto, ou seja, necessitam de um complemento. Podem ser: Verbo Transitivo Direto (VTD), Verbo Transitivo Indireto (VTI), Verbo Transitivo Direto e Indireto (VTDI).

      Complementos verbais

      Também chamados de objetos, eles completam o sentido de verbos transitivos. Eles podem ser representados por substantivo, pronome substantivo, numeral, palavra ou expressão substantivada.


      Objeto direto (OD): completa o sentido de um verbo transitivo direto (VTD). Liga-se diretamente a ele sem precisar de uma preposição.

      Domingo vou batizar meu primeiro filho.

      Objeto indireto (OI): completa o sentido de um verbo transitivo indireto (VTI). Liga-se indiretamente a ele, isto é, por meio de uma preposição.

      Seus pais precisam muito de sua ajuda.

    • Predicado Verbo-nominal

      Apresenta dois núcleos: um verbo significativo e um predicativo (do sujeito ou do objeto).

      A humanidade caminha apressada.

  • É o termo da oração que complementa a significação de um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio), sempre com o auxílio de preposição. Ele pode ter como núcleo um substantivo, uma palavra substantivada, um pronome ou um numeral.

    Tenho confiança
    SUBSTANTIVO

    em você.
    COMPLEMENTO NOMINAL

    Estava aflito
    ADJETIVO

    por tal resultado.
    COMPLEMENTO NOMINAL

Termos acessórios

  • É a palavra que se junta (com ou sem preposição) ao nome, atribuindo-lhe características, qualidades ou mesmo delimitando o seu significado. Está entre os termos acessórios da oração por ser dispensável, isto é, não é fundamental para o entendimento do enunciado. Contudo, insere informação nova, relacionando-se com um nome — o substantivo.

    Estevão está na sala de espera folheando umas velhas revistas.

    Tipos

    Artigos (definido e indefinido):
    Foi quebrado o gelo.

    Adjetivos:
    Ela me pediu para comprar maçã verde.

    Numerais:
    Estou entrando para o meu primeiro emprego.

    Locuções adjetivas:
    O garoto abriu a maior boca do mundo.

    Pronomes adjetivos (possessivo, demonstrativo, relativo, indefinido e interrogativo):
    O meu nome é Mário.

  • É o termo que indica em que circunstância se dá a ação verbal. Pode ser representado por um advérbio, por uma locução adverbial ou, nos períodos compostos, por uma oração inteira, chamada de oração adverbial.


    Tipos

    Causa:

    A moça chorava porque estava alegre.

    Modo:

    Saiu sem destino, às pressas.

    Companhia:

    Na viagem, levou consigo o livro.

    Tempo:

    nessa noite a estreia de um filme nacional.

    Dúvida:

    Talvez eu faça esse curso.

    Afirmação:

    Sim, eles virão.

    Intensidade:

    Ele fala pouco nas reuniões.

    Negação:

    Não vá, pode ser perigoso.

    Lugar:

    Moro num país tropical.

    Finalidade:

    Preparou-se para fazer a prova. (oração adverbial)

  • É o termo da oração que tem a função de esclarecer, identificar ou explicar um termo anterior. Por ser um termo acessório, é apenas uma informação complementar, por isso, se retirado da oração, não torna seu sentido incompleto.

    Numa oração, o aposto pode explicar, enumerar ou resumir um termo anterior.

    Luis Fernando Veríssimo, autor da crônica "O gigolô das palavras", nasceu em Porto Alegre.

  • É um termo da oração que utilizamos para chamar alguém. O vocativo também é um termo acessório. É considerado, gramaticalmente, um termo independente da oração, isto é, não faz parte do sujeito, nem do predicado.

    Moço, onde fica a Rua da Estação?

    A vida, meu caro, deve ser vivida honestamente.

vírgula, um capítulo à parte

Como você deve ter percebido, não falamos da vírgula até agora. Isso aconteceu porque ela é o sinal com maior variedade de uso e também aquele que as pessoas têm mais dificuldade de empregar.

Antes de conhecer suas regras de uso, é importante saber:

Você já deve ter ouvido falar que a vírgula marca, na escrita, uma pausa correspondente a uma respiração na fala. Mas nem sempre é isso: imagine como seria a escrita de alguém ofegante, com soluço ou com crise de asma? Cheia de vírgulas?
A vírgula é um sinal poderoso porque tem muitas finalidades. Em alguns casos, realmente marca uma pausa na fala, mas sua principal finalidade é sinalizar relações lógicas e sintáticas entre os componentes da frase. Além disso, é usada como recurso de estilo nos textos.
Quanto menor o prazo de retorno esperado, menos arriscado deve ser o investimento escolhido.

Na ordem certa

Para saber virgular bem, é preciso entender como as frases, orações e períodos se estruturam e se organizam. Você estudou essa teoria no item Entenda a sintaxe. No esquema a seguir, os elementos seguem uma estrutura básica e direta:



Tendo essa ordem em mente, fica mais fácil usar a vírgula e dar coerência à oração, ainda mais quando resolvemos inverter a ordem dos elementos, provocando um "desencaixe" das peças acima.

A vírgula serve para "dar liga" novamente. Ou seja, quando invertemos a ordem direta de uma oração, devemos isolar, entre vírgulas, o que está fora do lugar, assim a coerência da oração é preservada.

Ordem direta

O jogo foi um espetáculo ontem.

Eu comprarei os ingressos para nós na quinta-feira.

Ordem indireta

Ontem, foi um espetáculo, o jogo.

Os ingressos para nós, eu comprarei na quinta feira.

Quando usá-la?

Para facilitar o estudo da vírgula, aqui você encontra as regras agrupadas nos principais casos de uso:

Exercícios

1) Escolha a opção que contém a ordem correta dos sinais de pontuação das lacunas a seguir:

  • Maria_antes do banho_sua_Mãe_diz ela_traga a toalha_

    Responder
  • Um fazendeiro tinha um bezerro e a mãe__Do fazendeiro__era também o pai do bezerro__

    Responder
  • Enquanto o padre pasta o burro__reza__

    Responder

1/x

2) Um homem escreveu um testamento sem pontuação. Os interessados na herança inseriram os sinais de forma que fossem favorecidos. Identifique a pessoa beneficiada em cada frase, de acordo com a pontuação.


A. Alfaiate B. Irmã C. Sobrinho

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