A Lógica da Acentuação

Tudo tem explicação

  • Já reparou nas palavras que você pronuncia? Nem todas as sílabas são ditas com a mesma intensidade e há sempre uma que sobressai às outras.
    Faça o teste: fale em voz alta estas palavras e preste atenção em como você emite o som de cada sílaba.

    Namorado

    Ônibus

    Material

    Neste módulo, você descobre porque essa diferença de tom influencia na acentuação gráfica e conhece outros fatores que determinam quando uma palavra deve ou não ser acentuada.

  • Sílaba tônica e átona

    O som mais forte
    A sílaba que você pronuncia com mais força e clareza é chamada de sílaba tônica. Toda palavra da língua portuguesa tem uma.

    O som mais fraco
    Aqui não há segredo: agora que você já aprendeu que a sílaba forte é a tônica, saiba que as demais sílabas são chamadas de átonas. Simples assim!

    Você sabia?

    Existe um estudo chamado prosódia que trata da correta entonação dos fonemas. Sua principal preocupação é o conhecimento da sílaba tônica.
    A inadequação de prosódia em uma palavra é conhecida como silabada e significa que há um deslocamento do acento tônico.
  • A pronúncia certa

    Como você percebeu, toda palavra tem uma sílaba tônica, mas repare em um detalhe: algumas delas também apresentam acento gráfico. Esse sinal indica como deve ser a pronúncia.


    Acento agudo
    Quando a sílaba tem o acento (´), a pronúncia deve ser mais aberta, aguda.
    Exemplo: céu

    Acento circunflexo
    O acento (^) indica uma pronúncia mais fechada, grave.
    Exemplo: avô

    Outros casos

    Til
    O (~) não é um acento gráfico, mas um sinal diacrítico. Ou seja, serve para indicar um som nasalado na palavra que não se relaciona com a sílaba tônica.

    Acento grave
    O (`) também é um sinal diacrítico. Ele marca a ocorrência de crase, que é a fusão entre duas vogais idênticas, geralmente o artigo "a" e a preposição "a".

  • E se os acentos não existissem?

    Para uma pronúncia correta, além da sílaba tônica, você conta com os acentos gráficos. Sem eles, seria muito difícil distinguir o sentido das palavras. Quer ver? Tente ler esta frase:

    A sabia sabia que o sabia sabia assobiar.

    Provavelmente foi difícil diferenciar bem as palavras. Com os acentos, tudo fica mais fácil!

    A sábia sabia que o sabiá sabia assobiar.

    Note que os sinais de acentuação também têm a função de distinguir, na escrita, palavras com grafia semelhante e sílaba tônica diferente.

    A tonicidade
    Existem regras que determinam o emprego dos sinais de acentuação, mas, às vezes, você pronuncia uma palavra de forma intuitiva. Fale em voz alta esta palavra:

    Metinodaro

    Essa palavra é inventada, não existe nos dicionários, mas provavelmente você pronunciou com mais intensidade a sílaba DA.

    METINODÁRO

    Isso aconteceu porque você seguiu a tendência, em nosso idioma, de a penúltima sílaba ser a tônica. Ou seja, a maioria das nossas palavras são paroxítonas. Fique atento: vamos falar mais sobre esse assunto no item Acentuação na prática.

  • Encontros vocálicos

    Trata-se da união de fonemas (sons) vocálicos, isto é, vogais (a, e, i, o, u) ou semivogais (i, u). Existem três tipos:

    Hiato
    É o encontro de duas vogais. Na separação silábica, cada vogal fica em uma sílaba.

    sa-ú-de
    Ditongo
    Encontro de uma vogal e uma semivogal, e vice-versa. Neste caso, não há separação silábica, o ditongo fica na mesma sílaba. Existem dois tipos:
    Tritongo
    Encontro de semivogal, vogal e semivogal. Na separação silábica, o tritongo fica na mesma sílaba.

    Pa-ra-guai

Anterior Próximo

Acentuação na prática

Agora você descobre alguns fatores que determinam quais palavras devem ser acentuadas em nosso idioma.

Exercícios

1) Nas frases a seguir, selecione a palavra que deve ser acentuada entre as opções em destaque. Aproveite para identificar mentalmente a sílaba tônica de cada uma delas.

  • A) O fluido de câmbio já tinha fluido por todo o motor.

    Responder Próxima
  • B) A secretaria queria saber o endereço da Secretaria da Educação.

    Responder Próxima
  • C) Se o silencio é importante, silencio.

    Responder

2) Indique a opção correta para cada grupo de palavras:


A. Oxítonas B. Paroxítonas C. Proparoxítonas

Responder

3) Analise os cartazes a seguir e identifique a alternativa correta:

  • Preferêncial não deve ser acentuada porque é:

    A Proparoxítona
    B Oxítona terminada em al.

    Que pena, não foi desta vez. Confira a resposta certa:

    Oxítona terminada em al.

    Próxima

    Resposta certa, parabéns!

    Próxima
  • Trafégo está com o acento errado porque é uma:

    A Proparoxítona e o acento deve ser na antepenúltima sílaba.
    B Palavra derivada.

    Que pena, não foi desta vez. Confira a resposta certa:

    Proparoxítona e o acento deve ser na antepenúltima sílaba.

    Próxima

    Resposta certa, parabéns!

    Próxima
  • Caju e cupuaçu não devem ser acentuadas porque são:

    A Ditongos fechados.
    B Oxítonas terminadas em u.

    Que pena, não foi desta vez. Confira a resposta certa:

    Oxítonas terminadas em u.

    Próxima

    Resposta certa, parabéns!

    Próxima
  • Tapióca não deve ser acentuada porque é:

    A Paroxítona terminada em a.
    B Ditongo aberto.

    Que pena, não foi desta vez. Confira a resposta certa:

    Paroxítona terminada em a.

    Próxima

    Resposta certa, parabéns!

    Próxima
  • Melância não deve ser acentuada porque é:

    A Oxítona terminada em ia.
    B Paroxítona terminada em a.

    Que pena, não foi desta vez. Confira a resposta certa:

    Paroxítona terminada em a.

    Resposta certa, parabéns!