Rede sem Fio
Nos grandes centros urbanos, em lugares públicos como aeroportos, shoppings e restaurantes, é muito comum ver avisos de acesso gratuito a wireless - a rede sem fio. Por se tratar de uma rede mais barata do que uma estrutura com cabos, a disponibilização de conexões sem fio tem aumentado bastante. Clique nos objetos abaixo e conheça mais sobre essa tecnologia.

As redes sem fio, ou wireless, surgiram da mesma forma que muitas outras tecnologias: no meio militar, inicialmente na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), pela necessidade de implementação de um método simples e seguro para troca de informações no ambiente de combate. O tempo passou e a tecnologia evoluiu, tornando-se acessível também às empresas, faculdades e ao usuário doméstico (JULIOBATTISTI, 2013).

O principal objetivo de uma rede sem fio é prover a comunicação e o compartilhamento de recursos entre equipamentos (notebooks, computadores, tablets e smartphones) em áreas específicas como escritórios, edifícios, residências etc. Para que ocorra essa conexão, utiliza-se o Access Point (ponto de acesso), aparelho que transforma os dados em ondas de rádio e os transmite por meio de antenas, seja em ambientes fechados, seja em espaços abertos.