Atenção!

Seu navegador não é compatível com este curso. Instale um dos navegadores a seguir:

SEGURANÇA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Gestão da Segurança

A gestão de segurança da informação prevê uma série de ações que podem ser classificadas em três naturezas diferentes.

As ações preventivas são as mais conhecidas e baratas de se implementar. Sua finalidade é evitar que o problema aconteça, ou seja, que as informações importantes saiam (ou entrem) de maneira indesejada.

As ações detectivas visam detectar ou identificar se um problema ocorreu. Elas normalmente são tomadas porque as ações preventivas não foram realizadas. Quanto mais cedo detectar o problema, mais rápida e baratas serão as ações corretivas.

As ações corretivas são executadas quando determinado problema já ocorreu, foi detectado e precisa ser corrigido para que a organização ou o indivíduo retorne as suas atividades do dia a dia.

Você pode acessar um modelo de boas práticas em Segurança da Informação, por meio da cartilha “Boas Práticas em Segurança da Informação” do TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU). Consulte o endereço recomendado e bons estudos.

Disponível em: <http://portal.tcu.gov.br/biblioteca-digital/cartilha-de-boas-praticas-em-seguranca-da-informacao-4-edicao-1.htm>. Acesso em: 29/09/2017.