Estruturas de Seleção
As estruturas de seleção são usadas para que sejam estabelecidos caminhos diferentes de instruções, a serem percorridos a partir de tomadas de decisão. Justamente por isso, esses recursos podem ser chamados de estruturas de seleção ou estruturas de decisão.
Como programador, você deverá utilizar os recursos de estruturas de seleção sempre que tiver de estruturar sequências de ações que poderão ser executadas ou não, a depender de um resultado frente a uma ou mais condições.
Existem três tipos de estruturas de seleção, cuja aplicação irá depender do contexto de utilização. Clique em cada estrutura para conhecê-la.
- Marcadores: SE, ENTÃO e FIM SE
- Uso: recurso a ser empregado em situações em que se faz necessário testar uma única condição/variável que, se verdadeira, irá desencadear a realização de um ou mais comandos. Temos, então, um teste e um grupo de ações que só acontecerão se a resposta for verdadeira.

- Marcadores: SE, ENTÃO, SENÃO e FIM SE
- Uso: recurso a ser empregado em situações em que se faz necessário testar uma única condição/variável que, se verdadeira, irá desencadear a realização de um ou mais comandos e que, se for falsa, irá desencadear outro grupo de ações. Temos então um teste e dois grupos de ações possíveis; um que acontecerá se a condição for verdadeira, e outro que acontecerá se a condição for falsa.

Recursos a serem empregados em situações em que se faz necessário testar várias vezes a condição/variável. O resultado de cada teste irá desencadear um determinado grupo de ações.
- Utilizando recurso "Se" de forma encadeada (um dentro do outro)
- Marcadores: SE, ENTÃO, SENÃO e FIM SE
- Utilizando recurso "Faça Caso"
- Marcadores: FAÇA CASO, CASO, OUTRO CASO, FIM CASO.
