Introdução ao Curso
Neste vídeo introdutório, o instrutor fará um resumo dos assuntos que serão abordados durante o curso.
Vamos ver?
Neste vídeo introdutório, o instrutor fará um resumo dos assuntos que serão abordados durante o curso.
Vamos ver?
Você sabe o que é Android?
O que é Android?
Android é um sistema operacional open source (de código aberto), baseado em Linux, com comportamentos similares aos sistemas operacionais existentes no mercado, como Windows, Mac iOS e o próprio Linux.
A principal vantagem de desenvolver para Android é justamente o grande alcance que ele tem de usuários.
Você sabia que a Google Play, que é a loja de aplicativos Android, possui mais de dois bilhões de dispositivos ativos?
Isso significa que há um potencial muito grande neste segmento!
É por este motivo que é muito importante que, para obter um melhor aproveitamento deste curso - e para agregar muito mais valor para o seu produto final -, que você tenha conhecimentos sólidos na linguagem de Programação Orientada a Objetos (POO).
No próximo vídeo, chamado Introdução ao Android, o instrutor esclarece algumas dúvidas muito comuns, como o que é o Android, onde ele é usado e quais são as principais vantagens de desenvolver para Android.
Como foi abordado no vídeo Introdução ao Android, você vai precisar de uma ferramenta de desenvolvimento para criar o seu projeto!
O primeiro passo - que aqui nós vamos chamar de primeiro exercício - é a instalação do Android Studio em seu computador. Siga os passos a seguir e, só então, assista ao próximo vídeo, combinado?
Exercício 1
1 Faça o download do Android Studio na página do Android Developers.
2 Após a conclusão do download, faça a instalação, de acordo com o seu sistema operacional.
Durante esse procedimento, provavelmente, vão surgir algumas telas pedindo para você baixar outros itens necessários.
Você pode baixá-los sem nenhum problema!
Ao finalizar todo o procedimento, o Android Studio ficará disponível para ser executado.
3 Execute-o e veja se aparece a tela inicial.
Antes de continuar, vamos falar sobre uma particularidade desta ferramenta e que pode impactar na performance da sua estação de trabalho.
Curiosidade
Você sabia que o Android Studio é uma ferramenta pesada que exige bastante dos recursos do computador?
Em outras palavras, para que o Android Studio funcione de maneira adequada, é recomendável a utilização de um computador mais robusto.
Por exemplo, se você utilizar um computador com processador Intel i5, 16 GB de memória RAM e um SSD operando com o Linux Ubuntu, essa configuração pode lhe atender muito bem, evitando possíveis travamentos, mesmo com outros aplicativos abertos e rodando simultaneamente.
Isso significa que, mesmo que você tenha um hardware conforme o sugerido, para evitar inconvenientes, talvez seja recomendado você pensar em investir em um hardware um pouco mais potente! Pense nisso!
Neste curso, as instruções iniciais de criação de projeto foram feitas com base na versão 3.2.1 do Android Studio.
Recomendamos que você utilize a mesma versão para desenvolver o seu projeto, assim, você mantém os mesmos aspectos visuais que serão apresentados durante o curso.
Dica
Se você utilizar uma versão mais recente do Android Studio, como a versão 3.3 ou outra, terá uma visualização similar, porém, já com os recursos que foram atualizados, uma vez que esta ferramenta está em constante evolução.
Se este for seu caso, confira a página Criação de projeto na versão 3.3.
Esta área é especialmente para você, que está utilizando a versão 3.3 do Android Studio, que é uma versão mais avançada do que a que estamos usando para desenvolver o projeto.
Note que o fluxo de criação do projeto mudou um pouco. Ainda clicamos no botão Start a new Android Studio project, porém, temos a tela de galeria de Activities logo de cara:
A princípio, até parece a mesma tela de galeria apresentada no final do wizard, mas observe que temos algumas diferenças.
A diferença mais notável é que o Android Studio já realiza, automaticamente, a configuração da plataforma a qual daremos suporte.
Por padrão, ainda é mantida a opção para Phone and Tablet (smartphones e tablets). Para escolher as demais plataformas, basta clicar nas abas na parte superior, que são apresentados alguns modelos disponíveis de Activities para cada plataforma.
Da mesma maneira, mantenha a opção Add No Activity, que teremos o mesmo resultado visto no vídeo.
Em vez de clicar em Finish, agora temos a opção Next:
Nesta tela também há outra novidade. Nela, atribuímos o nome do projeto (Name), porém, em vez do domínio da companhia/empresa (Company Domain), nós definimos diretamente o pacote (Package name).
O local do projeto (Save location) ainda mantém o mesmo comportamento e, agora, temos um combo box para selecionar a linguagem (Language) que o projeto vai dar suporte. Mantenha a opção Java.
Em seguida, definimos a versão mínima da api do Android (Minimum API level) e temos o mesmo comportamento quando pedimos ajuda para escolher uma versão (Help me choose).
Então, temos dois novos campos:
Dica
Com base no que veremos neste curso, recomendamos que você não marque nenhuma das opções, pois não abordaremos conteúdo sobre instant apps ou AndroidX. Durante o curso é feita uma breve introdução sobre o AndroidX em relação ao Android Support Library.
Por fim, basta apenas clicar em Finish que temos o mesmo comportamento visto no vídeo.
O Android Studio 3.3 apresenta alguns aspectos visuais diferentes da versão 3.2.1, principalmente em relação à aparência dos ícones.
A maioria dos comportamentos é apresentada da mesma forma.
Diferenças entre as versões
Neste vídeo, intitulado Criando o projeto Android Studio, você vai conhecer os passos necessários para dar início à criação do seu projeto.
Finalizado o vídeo, vamos iniciar a criação do seu projeto?
Você pode rever o vídeo para realizar o exercício ou até fazer as duas coisas simultaneamente, se achar necessário.
Exercício 2
1 Abra o Android Studio e clique no botão Start a new Android Studio project.
2 Então, defina os seguintes campos:
3 Clique em Next.
Agora, o próximo passo será definir a versão mínima que vamos dar suporte para a API do Android. Vamos lá?
Durante este curso, vamos utilizar a versão API 19 como mínima, que refere-se à versão do Android 4.4.
Exercício 2 (Continuação)
4 Vamos manter suporte apenas para smartphones e tablets, portanto, vamos clicar na opção Phone and Tablet.
Dica
Como já dissemos anteriormente, fique à vontade para escolher a versão que preferir, porém, é recomendado que você utilize a mesma versão do nosso exemplo, para mantermos as mesmas configurações.
5 Clique em Next.
6 Na tela para definir Activities, escolha a opção Add No Activity, para criar o projeto com as configurações mínimas.
7 Por fim, clique em Finish e aguarde o Android Studio carregar todos os procedimentos necessários para configurar o nosso projeto (finalizar as tasks da ferramenta Gradle).
Em algumas situações, o Android Studio pode apresentar alguns problemas de compilação no projeto que, mesmo seguindo as orientações para solução, não são resolvidos.
Dica
Se você não teve nenhum problema durante a compilação, sugerimos apenas que salve este exercício (seja o texto ou em seus favoritos) e lembre-se de consultá-lo quando tiver um problema.
Para casos como esses - ou qualquer situação genérica que apresente um problema - podemos seguir os seguintes passos para limpar e recompilar o projeto, que geralmente funcionam:
Com esses passos, conseguimos resolver grande parte dos problemas, porém, pode ser que ainda não seja o suficiente!
Se o problema persistir, use novamente a opção Find Action e tente a opção Sync Project with Gradle Files.
Nessa opção, ele vai fazer o processo de sincronização do projeto com os arquivos de configuração de build do Gradle.
Se a sincronização ainda não for o suficiente, a última alternativa é invalidar o cache.
Para isso, siga os seguintes procedimentos:
Esta opção reinicia o Android Studio, porém, além de reiniciar, durante o processo, ela remove todos os arquivos gerados pela ide e gera esses arquivos novamente.
Agora que já temos o projeto criado, chegou a hora de executá-lo!
Vamos assistir ao vídeo Implementando a Activity para aprender a fazer isso.
Com base no vídeo que você acabou de assistir, chegou o momento de implementar a primeira Activity do App!
Lembre-se de que você pode rever o vídeo para realizar o exercício, se achar necessário.
Exercício 3
1 Para isso, crie a MainActivity no pacote raiz e faça extensão da classe Activity.
2 Em seguida, declare a Activity no manifesto do Android (AndroidManifest.xml).
3 Para executar o projeto, adicione a tag <intent-filter> aplicando a action como main e category como launcher.
Dica
Com essa configuração, vai desaparecer o "x" vermelho na opção app, próximo ao botão de execução (isso indica que é possível executar o App).
4 Rode o App e escolha o dispositivo alvo.
Dica
Você pode criar um emulador (dispositivo virtual) da mesma maneira como fizemos em vídeo, ou pode executar via dispositivo físico, seguindo o tutorial do Android Developers de execução de App.
5 Após execução, verifique se tudo funcionou como esperado.
6 O dispositivo deve apresentar a seguinte tela:
7 Em código, temos o seguinte resultado:
AndroidManifest.xml
<manifest xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
package="br.com.alura.agenda">
<application
android:allowBackup="true"
android:icon="@mipmap/ic_launcher"
android:label="@string/app_name"
android:roundIcon="@mipmap/ic_launcher_round"
android:supportsRtl="true"
android:theme="@style/AppTheme">
<activity android:name=".MainActivity">
<intent-filter>
<action android:name="android.intent.action.MAIN"/>
<category android:name="android.intent.category.LAUNCHER"/>
</intent-filter>
</activity>
</application>
</manifest>
MainActivity.java
package br.com.alura.agenda;
import android.app.Activity;
public class MainActivity extends Activity {
}
Uma das vantagens em executar o projeto direto no dispositivo físico é o menor consumo de recurso do computador, ou seja, evita travamentos em relação à execução via emulador.
Agora que você já conseguiu rodar o aplicativo, você pode modificar um pouco a parte visual, para adicionar elementos a mais.
Para isso, você terá de mexer um pouco na Activity, para fazer essas adições de comportamentos e views.
No último vídeo desta aula, chamado Adicionando comportamentos na Activity, o instrutor ajudará você nesse processo!
De acordo com o vídeo Adicionando comportamentos na Activity, que você acabou de assistir, chegou o momento de realizar a parte prática!
Caso sinta necessidade, reveja o vídeo para realizar o exercício.
Exercício 4
1 Modifique o estado de criação (onCreate()) da Activity para que apareça um Toast com a mensagem indicando o nome do primeiro aluno. Você pode usar o seu nome para isso.
Dica
Ao implementar o Toast, utilize o template do Android Studio a partir da segunda opção.
2 Execute o App e veja se tudo funciona como esperado.
3 O App deve apresentar o seguinte aspecto visual:
4 Em código, ficamos com o seguinte resultado:
MainActivity.java:
package br.com.alura.agenda;
import android.app.Activity;
import android.os.Bundle;
import android.support.annotation.Nullable;
import android.widget.Toast;
public class MainActivity extends Activity {
@Override
protected void onCreate(@Nullable Bundle savedInstanceState) {
super.onCreate(savedInstanceState);
Toast.makeText(this, "Alex Felipe", Toast.length_long).show();
}
}
No decorrer desta aula, você aprendeu que no Android Framework temos as Activities como ponto de entrada do App, que permitem a adição de views e lógica.
Agora, você sabe como adicionamos novos comportamentos para as Activities?
Clique na alternativa que, na sua opinião, é a correta:
Para adicionar comportamentos nas Activities, exploramos o conceito de ciclo de vida da Activity, que é a forma na qual somos capazes de modificar os comportamentos padrões controlados pelo Android.
Fazer a extensão não é o suficiente para aplicar novos comportamentos para uma Activity.
Activities são entidades controladas pelo SO Android, logo, não possuem um método main, assim como vemos em aplicações Java comuns.
Criar um novo método não é o suficiente, pois o Android não executa comportamentos da Activity apenas fazendo a sua declaração.
Selecione pelo menos uma alternativa!
Resposta correta!
Parabéns! Você acertou.
Tente novamente!
Resposta incorreta. Tente mais uma vez!
Resposta incorreta!
A alternativa correta é a A – Sobrescrevendo métodos de estados do ciclo de vida da Activity.
Esta aula chegou ao fim e é um bom momento para fazermos um pequeno resumo dos tópicos que você aprendeu ao longo destas páginas, dos vídeos e dos exercícios realizados passo a passo. Então, vamos recapitular?