A imagem mostra um homem moreno, de barba e bigode. Ele veste uma camisa cor de rosa claro e usa um relógio dourado no braço esquerdo. Ele está em pé e segura um celular com a mão esquerda. Com a mão direita, ele mexe na tela e sorri. A imagem não possui fundo.

Aula 1 Criando o primeiro App

Introdução ao Curso

Neste vídeo introdutório, o instrutor fará um resumo dos assuntos que serão abordados durante o curso.

Vamos ver?

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Introdução ao Android

Você sabe o que é Android?

O que é Android?

Android é um sistema operacional open source (de código aberto), baseado em Linux, com comportamentos similares aos sistemas operacionais existentes no mercado, como Windows, Mac iOS e o próprio Linux.

A principal vantagem de desenvolver para Android é justamente o grande alcance que ele tem de usuários.

Você sabia que a Google Play, que é a loja de aplicativos Android, possui mais de dois bilhões de dispositivos ativos?
Isso significa que há um potencial muito grande neste segmento!

Dica do instrutor

É por este motivo que é muito importante que, para obter um melhor aproveitamento deste curso - e para agregar muito mais valor para o seu produto final -, que você tenha conhecimentos sólidos na linguagem de Programação Orientada a Objetos (POO).

No próximo vídeo, chamado Introdução ao Android, o instrutor esclarece algumas dúvidas muito comuns, como o que é o Android, onde ele é usado e quais são as principais vantagens de desenvolver para Android.

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Instalando o Android Studio em seu computador

Como foi abordado no vídeo Introdução ao Android, você vai precisar de uma ferramenta de desenvolvimento para criar o seu projeto!

O primeiro passo - que aqui nós vamos chamar de primeiro exercício - é a instalação do Android Studio em seu computador. Siga os passos a seguir e, só então, assista ao próximo vídeo, combinado?

Exercício 1

  1. 1 Faça o download do Android Studio na página do Android Developers.

  2. 2 Após a conclusão do download, faça a instalação, de acordo com o seu sistema operacional.

    Durante esse procedimento, provavelmente, vão surgir algumas telas pedindo para você baixar outros itens necessários.
    Você pode baixá-los sem nenhum problema!
    Ao finalizar todo o procedimento, o Android Studio ficará disponível para ser executado.

    Dica do instrutor
  3. 3 Execute-o e veja se aparece a tela inicial.

Particularidades do Android Studio

Antes de continuar, vamos falar sobre uma particularidade desta ferramenta e que pode impactar na performance da sua estação de trabalho.

Curiosidade

Você sabia que o Android Studio é uma ferramenta pesada que exige bastante dos recursos do computador?

Em outras palavras, para que o Android Studio funcione de maneira adequada, é recomendável a utilização de um computador mais robusto.

Por exemplo, se você utilizar um computador com processador Intel i5, 16 GB de memória RAM e um SSD operando com o Linux Ubuntu, essa configuração pode lhe atender muito bem, evitando possíveis travamentos, mesmo com outros aplicativos abertos e rodando simultaneamente.

Isso significa que, mesmo que você tenha um hardware conforme o sugerido, para evitar inconvenientes, talvez seja recomendado você pensar em investir em um hardware um pouco mais potente! Pense nisso!

Dica do instrutor

Criando o projeto Android Studio

Neste curso, as instruções iniciais de criação de projeto foram feitas com base na versão 3.2.1 do Android Studio.

Recomendamos que você utilize a mesma versão para desenvolver o seu projeto, assim, você mantém os mesmos aspectos visuais que serão apresentados durante o curso.

Dica

Se você utilizar uma versão mais recente do Android Studio, como a versão 3.3 ou outra, terá uma visualização similar, porém, já com os recursos que foram atualizados, uma vez que esta ferramenta está em constante evolução.

Se este for seu caso, confira a página Criação de projeto na versão 3.3.

Neste vídeo, intitulado Criando o projeto Android Studio, você vai conhecer os passos necessários para dar início à criação do seu projeto.

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Criando o projeto

Finalizado o vídeo, vamos iniciar a criação do seu projeto?

Você pode rever o vídeo para realizar o exercício ou até fazer as duas coisas simultaneamente, se achar necessário.

Exercício 2

  1. 1 Abra o Android Studio e clique no botão Start a new Android Studio project.

  2. 2 Então, defina os seguintes campos:

    • Application name (nome da sua aplicação): Agenda
    • Company domain (domínio da companhia): alura.com.br
    • Project location (local em que o projeto estará alocado): local onde você costuma deixar seus projetos
  3. 3 Clique em Next.

Agora, o próximo passo será definir a versão mínima que vamos dar suporte para a API do Android. Vamos lá?

Definindo suporte para plataformas e versões do Android

Durante este curso, vamos utilizar a versão API 19 como mínima, que refere-se à versão do Android 4.4.

Exercício 2 (Continuação)

  1. 4 Vamos manter suporte apenas para smartphones e tablets, portanto, vamos clicar na opção Phone and Tablet.

    Dica

    Como já dissemos anteriormente, fique à vontade para escolher a versão que preferir, porém, é recomendado que você utilize a mesma versão do nosso exemplo, para mantermos as mesmas configurações.

  2. 5 Clique em Next.

  3. 6 Na tela para definir Activities, escolha a opção Add No Activity, para criar o projeto com as configurações mínimas.

  4. 7 Por fim, clique em Finish e aguarde o Android Studio carregar todos os procedimentos necessários para configurar o nosso projeto (finalizar as tasks da ferramenta Gradle).

Resolvendo possíveis problemas

Em algumas situações, o Android Studio pode apresentar alguns problemas de compilação no projeto que, mesmo seguindo as orientações para solução, não são resolvidos.

Dica

Se você não teve nenhum problema durante a compilação, sugerimos apenas que salve este exercício (seja o texto ou em seus favoritos) e lembre-se de consultá-lo quando tiver um problema.

Para casos como esses - ou qualquer situação genérica que apresente um problema - podemos seguir os seguintes passos para limpar e recompilar o projeto, que geralmente funcionam:

  1. Use o atalho Ctrl + Shift + A para abrir a opção Find Action
    (vai aparecer o título Enter action or option name);
  2. Então digite "Clean Project" até aparecer a opção com o mesmo nome e tecle Enter para executar
    (essa ação vai limpar o projeto);
  3. Em seguida, Find Action novamente com o Ctrl + Shift + A e busque a opção Rebuild Project e a execute
    (nessa opção serão executadas as tasks do Gradle, para recompilar o seu projeto).

Com esses passos, conseguimos resolver grande parte dos problemas, porém, pode ser que ainda não seja o suficiente!

Sincronizando projeto com o Gradle

Se o problema persistir, use novamente a opção Find Action e tente a opção Sync Project with Gradle Files.

Nessa opção, ele vai fazer o processo de sincronização do projeto com os arquivos de configuração de build do Gradle.

Invalidando o cache e reiniciando o Android Studio

Se a sincronização ainda não for o suficiente, a última alternativa é invalidar o cache.

Para isso, siga os seguintes procedimentos:

  1. Abra a opção Find Action novamente
  2. Execute a opção Invalidate Caches/Restart...
  3. Clique na opção Invalidate and Restart

Esta opção reinicia o Android Studio, porém, além de reiniciar, durante o processo, ela remove todos os arquivos gerados pela ide e gera esses arquivos novamente.

Implementando a Activity

Agora que já temos o projeto criado, chegou a hora de executá-lo!

Vamos assistir ao vídeo Implementando a Activity para aprender a fazer isso.

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Criando a primeira Activity

Com base no vídeo que você acabou de assistir, chegou o momento de implementar a primeira Activity do App!

Lembre-se de que você pode rever o vídeo para realizar o exercício, se achar necessário.

Exercício 3

  1. 1 Para isso, crie a MainActivity no pacote raiz e faça extensão da classe Activity.

  2. 2 Em seguida, declare a Activity no manifesto do Android (AndroidManifest.xml).

  3. 3 Para executar o projeto, adicione a tag <intent-filter> aplicando a action como main e category como launcher.

    Dica

    Com essa configuração, vai desaparecer o "x" vermelho na opção app, próximo ao botão de execução (isso indica que é possível executar o App).

  4. 4 Rode o App e escolha o dispositivo alvo.

    Dica

    Você pode criar um emulador (dispositivo virtual) da mesma maneira como fizemos em vídeo, ou pode executar via dispositivo físico, seguindo o tutorial do Android Developers de execução de App.

  5. 5 Após execução, verifique se tudo funcionou como esperado.

  6. 6 O dispositivo deve apresentar a seguinte tela:

    A imagem simula a tela do aplicativo aberta no celular. Nesta atividade, a tela ainda aparece em branco.
  7. 7 Em código, temos o seguinte resultado:

    AndroidManifest.xml

    <manifest xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"

    package="br.com.alura.agenda">


    <application

    android:allowBackup="true"

    android:icon="@mipmap/ic_launcher"

    android:label="@string/app_name"

    android:roundIcon="@mipmap/ic_launcher_round"

    android:supportsRtl="true"

    android:theme="@style/AppTheme">

    <activity android:name=".MainActivity">

    <intent-filter>

    <action android:name="android.intent.action.MAIN"/>

    <category android:name="android.intent.category.LAUNCHER"/>

    </intent-filter>

    </activity>

    </application>


    </manifest>

    MainActivity.java

    package br.com.alura.agenda;


    import android.app.Activity;


    public class MainActivity extends Activity {


    }

Uma das vantagens em executar o projeto direto no dispositivo físico é o menor consumo de recurso do computador, ou seja, evita travamentos em relação à execução via emulador.

Dica do instrutor

Adicionando comportamentos na Activity

Agora que você já conseguiu rodar o aplicativo, você pode modificar um pouco a parte visual, para adicionar elementos a mais.

Para isso, você terá de mexer um pouco na Activity, para fazer essas adições de comportamentos e views.

No último vídeo desta aula, chamado Adicionando comportamentos na Activity, o instrutor ajudará você nesse processo!

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Mostrando mensagem na tela

De acordo com o vídeo Adicionando comportamentos na Activity, que você acabou de assistir, chegou o momento de realizar a parte prática!

Caso sinta necessidade, reveja o vídeo para realizar o exercício.

Exercício 4

  1. 1 Modifique o estado de criação (onCreate()) da Activity para que apareça um Toast com a mensagem indicando o nome do primeiro aluno. Você pode usar o seu nome para isso.

    Dica

    Ao implementar o Toast, utilize o template do Android Studio a partir da segunda opção.

  2. 2 Execute o App e veja se tudo funciona como esperado.

  3. 3 O App deve apresentar o seguinte aspecto visual:

    A imagem simula a tela do aplicativo aberta no celular. Na parte inferior da imagem (no rodapé), centralizado, há o nome de Alex Felipe.
  4. 4 Em código, ficamos com o seguinte resultado:

    MainActivity.java:

    package br.com.alura.agenda;


    import android.app.Activity;

    import android.os.Bundle;

    import android.support.annotation.Nullable;

    import android.widget.Toast;


    public class MainActivity extends Activity {


    @Override

    protected void onCreate(@Nullable Bundle savedInstanceState) {

    super.onCreate(savedInstanceState);

    Toast.makeText(this, "Alex Felipe", Toast.length_long).show();

    }

    }

Vamos praticar!

No decorrer desta aula, você aprendeu que no Android Framework temos as Activities como ponto de entrada do App, que permitem a adição de views e lógica.

Agora, você sabe como adicionamos novos comportamentos para as Activities?

Clique na alternativa que, na sua opinião, é a correta:

Vamos recapitular?

Esta aula chegou ao fim e é um bom momento para fazermos um pequeno resumo dos tópicos que você aprendeu ao longo destas páginas, dos vídeos e dos exercícios realizados passo a passo. Então, vamos recapitular?

Adicionarcomportamentosna Activity Criar uma Activity Criar um projeto Android Instalar o Android Studio O que é o Androide onde é utilizado? FIM INÍCIO