CHEGAMOS AO FIM DA PRIMEIRA ETAPA DO CURSO. ANTES DE IR PARA O PRÓXIMO MÓDULO, VAMOS REFORÇAR O QUE VOCÊ JÁ ESTUDOU ATÉ AQUI.
Para cada situação, uma linguagem diferente
Dependendo da região do país, do nível socioeconômico dos falantes e da formalidade da situação, é possível perceber que há diferenças na linguagem.
Por isso, é muito importante conhecer as variedades do nosso idioma para saber empregar a opção mais adequada em cada ocasião. Essa habilidade é chamada de competência comunicativa.
O som mais forte
Toda palavra tem uma sílaba pronunciada com mais intensidade, é a chamada sílaba tônica. As demais sílabas são chamadas de átonas.
Em alguns casos, para orientar a pronúncia e diferenciar palavras de grafias semelhantes, usa-se um acento gráfico.
Quanto à posição da sílaba tônica, as palavras podem ser oxítonas (última sílaba), paroxítonas (penúltima sílaba) e proparoxítonas (antepenúltima sílaba).
Para acentuar as palavras corretamente, é preciso conhecer as regras de cada caso. Entre elas, a de que as palavras proparoxítonas são todas acentuadas.
O poder de um sinal
Os sinais de pontuação servem para marcar, na escrita, as pausas e entonações da língua falada.
Ao usar a pontuação corretamente, você deixa o texto coerente e evita possíveis ambiguidades.
A vírgula é o sinal com maior variedade de uso. Por isso, é necessário entender a estrutura e organização das frases, orações e períodos para virgular corretamente.
Fique atento às principais regras: é proibido usar a vírgula para separar sujeito do verbo ou verbo dos seus complementos.
Agora, se a intenção é marcar inversões na ordem direta, intercalar termos explicativos, separar sequências de palavras e marcar omissões de verbos, o uso é obrigatório.
Transitividade verbal
Regência é o estudo da relação entre um termo que necessita de complemento para ter sentido (termo regente) e outro que completa o sentido do primeiro (termo regido).
Na regência verbal, é importante entender que alguns verbos têm sentido completo (VI) e outros necessitam de complemento com ou sem preposição (VTD, VTI, VTDI). Dependendo do contexto, os verbos apresentam regências e significados diferentes.
Já na regência nominal, os nomes – substantivos, adjetivos e advérbios – necessitam de complemento para ter sentido. Para isso, eles são sempre ligados aos seus complementos por meio de uma preposição.
Muitas vezes a regência usada na fala não é a recomendada para a norma culta. Fique atento: os dicionários trazem informações sobre a regência dos nomes e verbos.
1) Escolha a opção que melhor se relaciona ao poema de Oswald de Andrade.
Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió
Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados
Que pena, não foi desta vez. Confira a resposta certa:
O poema retrata a variedade popular da língua, que, embora seja capaz de comunicar as ideias, não está adequada do ponto de vista da norma culta.
PróximaResposta certa, parabéns!
Próxima2) Leia a tirinha sobre acentuação gráfica nos ditongos abertos. Depois, escolha a opção que contém o par de palavras corresponde à regra:
Resposta certa, parabéns!
Próxima3) Analise o título da notícia a seguir que apresenta ambiguidade pelo mau uso da pontuação. Depois, escolha a alternativa em que o emprego das vírgulas está correto:
SP inicia vacinação para cães e gatos contra a raiva.
SP inicia vacinação, para cães e gatos, contra a raiva. SP inicia, vacinação para cães e gatos, contra a raiva. SP, inicia vacinação, para cães e gatos contra a raiva. SP inicia vacinação para cães, e gatos contra a raiva.Que pena, não foi desta vez. Confira a resposta certa:
SP inicia vacinação, para cães e gatos, contra a raiva.
Resposta certa, parabéns!
1/