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FUNDAMENTOS DO COBIT® 4.1

Níveis de Maturidade

A partir do CMM, o COBIT® utilizou os cinco níveis de maturidade (ou seis, se o nível zero for computado). Isso quer dizer que deve ser dado um grau de maturidade, de acordo com o atendimento ou não de alguns requisitos, para cada processo definido e implantado pela empresa. Vamos avançar para conhecer cada um deles? Clique nos níveis dispostos na imagem.

Inexistente 0 Inicial/Ad Hoc 1 Repetível,porém intuitivo 2 ProcessoDefinido 3 Gerenciado eMensurável 4 Otimizado 5 Legenda utilizada para medição: 0 – Gerenciamento de processos não aplicados1 – Processos são ad hoc e desorganizados2 – Processos seguem um caminho padrão3 – Processos são documentados e comunicados4 – Processos são monitorados e medidos5 – Boas práticas são seguidas e automatizadas Legenda para os símbolos utilizados: Estágio atual da empresa Média de mercado Meta da empresa x Este nível é caracterizado pela ausência completa do processo e até mesmo da consciência de que deveria haver um processo para a área. A empresa nem mesmo reconhece que existe algo com que se preocupar. Nível 0 – Inexistente x Neste nível, já existe a consciência da necessidade de construir e implementar o processo. No entanto, não há padronização edocumentação. Em vez disso, existem iniciativas que tendem a seraplicadas de forma reativa e individual, caso a caso, conforme asnecessidades apareçam. Nível 1 – Inicial x Neste estágio, o processo foi suficientemente documentado para que possa ser repetido – ou seja, pessoas diferentes executam o mesmo processo e podem obter o mesmo resultado. No entanto, ainda há alto grau de confiança de que o conhecimento é algo pessoal e que dificilmente pode ser explicitado. Dessa forma, há uma alta probabilidade de que aconteçam erros e, por isso, a empresa ainda não se beneficia da previsibilidadedo processo. Nível 2 – Repetitivo x Neste estágio, os procedimentos estão documentados, padronizados e são comunicados por meio de treinamentos. Seguir o processo é obrigatório. A empresa já se beneficia de resultados previsíveis (ou cujas variações permanecem dentro de limites esperados). Contudo, ainda podem ser notados desvios em que o processo é abandonado, principalmente em momentos de crise ou de grande pressão. Nível 3 – Definido x Neste nível, são tomadas medidas por meio de procedimentos formais. Os processos estão sob constante melhora e fornecem boas práticas dentro da empresa. Automação e ferramentas ainda são usadas de maneira limitada ou fragmentada. Nível 4 – Gerenciado e mensurável x Neste nível, os processos atingem o "nirvana". Eles foram refinados com base em resultados de análise de desempenho e modelos de maturidade padrão de mercado. O portfólio da TI é gerenciado em um ambiente onde o fluxo de trabalho acontece de forma automática. A TI é eficaz e eficiente, e fornece ferramentas para que outros departamentos também o sejam. Comoveremos, determinado grau de maturidade deve ser dado a cada processo definido e implantado, de acordo com o atendimento ou não de alguns requisitos. Nível 5 – Otimizado