Atenção!

Seu navegador não é compatível com este curso. Instale um dos navegadores a seguir:

FUNDAMENTOS DO COBIT® 4.1

O COBIT® e a Governança de TI

Tal como foi dito anteriormente, o COBIT® é uma metodologia que estabelece um modelo de controle para Governança de TI. Tendo isso em mente, cabe refletirmos como isso acontece na prática. Vamos lá?

Um dos conceitos-chave do COBIT® é o das cinco áreas de foco de Governança. Os objetivos e as metas estarão direta ou indiretamente ligados a uma dessas áreas.

Na imagem a seguir, clique em cada uma das áreas de foco em governança de TI para conhecê-las.

1_3_1 GOVERNANÇADE TI ALINHAMENTOESTRATÉGICO ENTREGADE VALOR GESTÃO DERISCO GESTÃO DERECURSOS MENSURAÇÃODE DESEMPENHO Áreas de Foco em Governança de TI Fonte: COBIT® 4.1. Garante a ligação entre o negócio e os planos de TI, alinhando suas operações às operações da empresa. Apresenta a preocupação em definir, manter e validar as proposições de valor sobre os serviços prestados pela TI e compará-las ao resultado esperado pelo negócio. x Alinhamento Estratégico Desempenha as ações que efetivam o valoresperado pelos serviços ao longo de seu ciclo devida e certifica que a TI cumpre os benefícios prometidos, comprovando o valor esperado. x Entrega de Valor Exige que os executivos tenham consciência do nível de risco que estão dispostos a acatar, que sejam claros sobre os riscos relevantes para o negócio e que tenham definição clara sobre as responsabilidades relacionadas aogerenciamento de risco. x Gestão de Riscos Garante o aprimoramento e o gerenciamento apropriado do investimento em recursos críticos de TI – ou seja, aplicações, informações, infraestrutura e pessoas. x Gestão de Recursos Controla a execução da estratégia, a finalização de projetos, a utilização de recursos, oandamento de processos e a entrega de serviços,a fim de definir qual é o desempenho alcançadopelos processos de TI. Esse desempenho émensurado com foco no alcance de metas. x Mensuração de Desempenho