Atenção!

Seu navegador não é compatível com este curso. Instale um dos navegadores a seguir:

FUNDAMENTOS DE GOVERNANÇA DE TI

Componentes da Governança de TI

Como vimos, a Governança de TI atua em diversas áreas, de forma a garantir o alinhamento com a estratégia de negócio da organização.

Vejamos, agora, os modelos, as ferramentas e as boas práticas que podem ser utilizados em cada fase do ciclo de vida da Governança de TI. Clique em cada um dos boxes para obter mais informações.

2_1_1_a Alinhamento estratégico e compliance Decisão, compromisso, priorização e alocação de recursos Estrutura, processos, operação e gestão Medição de desempenho Alinhamento estratégico e compliance • Alinhamento estratégico • Princípios de TI • Gestão da demanda • Necessidades de aplicações • Arquitetura de TI • Infraestrutura de TI • Capacidade de atendimento • Estratégia de outsourcing de serviços • Segurança da informação • Competências • Processos e organização • Plano Diretor de TI • Objetos de desempenho   X Decisão, compromisso, priorização e alocação de recursos • Mecanismos de decisão • Critérios de priorização • Portfólio de TI X Estrutura, processos, operação e gestão • Projetos • Serviços • Relacionamento com usuários • Relacionamento com fornecedores X Medição de desempenho • Gestão do desempenho da TI X