Endereçamento IP

Saiba mais
Do ponto de vista da internet, as máquinas são muito bem identificadas pelo endereço IP. São esses valores (endereços IP) que realmente viajam no pacote IP, conforme já visto anteriormente. No entanto, do ponto de vista do usuário, esses números são difíceis de serem memorizados. É mais fácil para o usuário guardar o nome www.microsoft.com.br do que o seu respectivo endereço IP 23.96.52.53.
A fim de facilitar a vida do usuário, foi criado o serviço de DNS (Domain Name System – Sistema de Nome de Domínio), que associa nomes simbólicos a endereços IP, tornando mais fácil ao usuário final a utilização da internet como um todo.
Uma forma de se estabelecer um sistema de nomes seria criar um banco de dados único que contivesse a relação de todas as máquinas da internet. Esse banco de dados estaria em uma máquina (talvez duas, por questão de segurança) e todas as outras máquinas a consultariam para conseguir traduzir os nomes para endereços IPs.
Qualquer máquina que fosse adicionada a essa internet deveria ser cadastrada nesse servidor central de nomes. Para uma internet pequena, esse sistema funcionaria bem, porém, com a sua ampliação, traria alguns inconvenientes.