Modelo OSI
Clique em cada um dos níveis para entender qual o seu papel no caminho que as informações percorrem dentro do modelo OSI.
Este nível representa a interface de comunicação para acesso dos usuários aos serviços de rede.
Formata os dados a serem apresentados para a camada de aplicativo.
Ajuda o nível de transporte a garantir a entrega das mensagens ao fornecer mecanismos para controlar (estruturar) os caminhos utilizados pela camada de transporte.
Como o nível de rede sozinho não consegue garantir que um bit vá chegar ao seu destino, o nível de transporte entra em operação. É quem garante que as mensagens sejam entregues sem erros, na sequência e sem perdas ou duplicações para seu destinatário final.
Controla a operação da rede, decidindo qual o caminho físico que os dados devem tomar. Ele toma essa decisão com base em informação de prioridade do serviço e em outros fatores obtidos junto à camada de enlace.
Detecta e corrige erros que por acaso ocorram no nível físico, comunicando esses erros ao nível seguinte (de rede).
Fornece, no início, as características mecânicas, elétricas, funcionais e de procedimento para ativar, manter e desativar conexões físicas necessárias à transmissão de dados com o próximo nível (de enlace). Em outras palavras, esse nível detecta os dados, em forma de bits, que estão trafegando na rede e os transporta para o nível de enlace.