Cabeamento Estruturado

A ferramenta básica para crimpar os cabos é o alicate de crimpagem, representado na figura ao lado. Ele "esmaga" os contatos do conector, fazendo com que as facas-contato perfurem a cobertura plástica e façam contato com os fios do cabo de rede.

Ao crimpar os cabos de rede, o primeiro passo é descascar os cabos, tomando cuidado para não atingir os fios internos, que são bastante finos. Normalmente, o alicate inclui uma saliência no canto da guilhotina, que serve bem para isso.

Existem também descascadores de cabos específicos para cabos de rede, como mostrado na figura.

O cabo de par trançado é formado por 4 pares de cabo, sendo que cada par apresenta uma cor distinta. Então, como há 4 pares de cabo, há 4 cores diferentes: laranja, azul, marrom e verde.
Um dos cabos de cada par tem uma cor sólida e o outro é mais claro ou malhado, misturando a cor e pontos de branco.
Diferenciamos os 8 fios pelas cores.

O segundo passo é destrançar os cabos, deixando-os soltos.
Para simplificar o trabalho, descasque um pedaço grande do cabo, uns 5 ou 6 centímetros, para poder organizar os cabos com mais facilidade e depois corte o excesso, deixando apenas o tamanho suficiente que entrará dentro do conector RJ45.
O próprio alicate de crimpagem inclui uma guilhotina para cortar os cabos. A guilhotina faz um corte reto, deixando os fios prontos para serem inseridos dentro do conector.
Saiba mais