Atenção!

Seu navegador não é compatível com este curso. Instale um dos navegadores a seguir:

INTRODUÇÃO A REDES DE COMPUTADORES

Meios de transmissão guiados

Como falamos na tela anterior, a fibra óptica é o meio de transmissão mais moderno. Assim, é fundamental que você estude um pouco mais a fundo suas características. Clique nos botões para visualizar o conteúdo.

Para que a transmissão por fibra óptica funcione, é preciso instalar uma fonte de luz em uma de suas extremidades e um detector na outra. Temos, então, um sistema de transmissão de dados em apenas uma direção (unidirecional), que recebe um sinal elétrico, converte esse sinal e o transmite na forma de pulsos de luz. Em seguida, na extremidade de recepção, a saída é reconvertida em um sinal elétrico.

As fibras ópticas são feitas de vidro bastante transparente. Se, ao invés de água, os oceanos fossem cheios desse tipo de vidro, você conseguiria ver o fundo do mar. Essa propriedade é que permite a transmissão da luz.

No restante de sua estrutura, os cabos de fibra óptica são bem parecidos com os cabos coaxiais, mas sem a malha metálica. No centro, fica o núcleo de vidro através do qual se propaga a luz. Nessas fibras, o núcleo tem a espessura aproximada de um fio de cabelo humano e é envolvido por um revestimento de vidro. Isto serve para manter toda a luz em seu interior. Em volta há uma cobertura de plástico fino que protege o revestimento interno.

Em geral, os cabos de fibra terrestre são colocados no solo, a um metro da superfície. Quando ficam próximos a regiões litorâneas, são enterrados em trincheiras - escavações feitas no solo no sentido longitudinal. Nos oceanos, eles são depositados no fundo.

A fibra óptica permite maior largura de banda - muito mais alta do que o cobre, por exemplo -, não desperdiça luz e os cabos dificilmente são danificados (já os fios de cobre podem ser arrancados). Enquanto os fios de cobre precisam de repetidores, que ampliam a intensidade do sinal a cada 5 quilômetros, a fibra óptica só utiliza repetidores a cada 50 quilômetros.

A fibra óptica também tem a vantagem de não ser afetada por picos de voltagem, interferência eletromagnética ou quedas no fornecimento de energia, não sofre a ação corrosiva de alguns elementos químicos que pairam no ar, além de adaptar-se muito bem a ambientes industriais desfavoráveis.

Apesar de tão eficiente, a principal desvantagem da fibra óptica está no fato de ser uma tecnologia menos conhecida, que exige competência técnica que nem todos os engenheiros possuem. Além disso, elas podem ser danificadas com facilidade se forem encurvadas demais.